Folha de S. Paulo


Alonso volta para a McLaren e lembra de Senna; Button será o 2º piloto

Reprodução/Twitter/McLarenF1
Fernando Alonso e Jenson Button serão os pilotos da McLaren na temporada 2015
Fernando Alonso e Jenson Button serão os pilotos da McLaren na temporada 2015

A McLaren anunciou o retorno do espanhol Fernando Alonso, 33, bicampeão da categoria, e a permanência do inglês Jenson Button para a temporada 2015 da F-1. Com isso, o dinamarquês Kevin Magnussen, titular na última temporada, ficará como piloto de testes.

"Confirmado: Fernando Alonso e Jenson Button, a nova era da McLaren-Honda", informou a equipe na manhã desta quinta-feira (11) na sua conta oficial do Twitter.

Em seu retorno à equipe inglesa, Alonso lembrou do brasileiro Ayrton Senna, tricampeão mundial com a escuderia, que faleceu em 1994.

"Nunca escondi minha profunda admiração por Ayrton Senna, meu piloto favorito, o meu ídolo na pista, minha referência. Eu ainda me lembro, quando era criança, os cartazes em meu guarda-roupa, e do kart, que meu pai construiu para a minha irmã mais velha e que acabei me apaixonando. Aquele kart tinha a pintura de uma das mais lendárias parcerias da F-1, a McLaren-Honda, o carro que o Ayrton dirigia", disse em entrevista ao site da McLaren.

Editoria de arte/Folhapress

"Eu me junto a este projeto com enorme entusiasmo e determinação, sabendo que pode requerer algum tempo para alcançarmos os resultados que estamos buscado, o que não será problema para mim. Há mais de um ano, a McLaren-Honda entrou em contato comigo e me chamou para fazer parte do retorno da parceria, uma parceria que dominou a F-1 por muito tempo. Nós compartilhamos objetivos e expectativas em comum, e há um futuro muito sólido pela frente", acrescentou.

Já Button preferiu enaltecer Alain Prost, que foi parceiro do piloto brasileiro em 1988 e 1989. "Sempre admirei muito o Ayrton, mas, para mim, eram as façanhas de seu companheiro de McLaren-Honda, Alain Prost, que me inspiravam quando eu era menino", afirmou o piloto inglês.

O espanhol retorna para a McLaren após uma rápida e conturbada passagem pela equipe em 2007. Na ocasião, foi contratado a peso de ouro, mas teve de conviver com a chegada do então estreante Lewis Hamilton, que já nas primeiras corridas deu trabalho ao bicampeão mundial.

A relação entre os dois começou a piorar com o decorrer do campeonato e a disputa interna entre Alonso e Hamilton, que tinham o melhor carro do grid no Mundial de 2007, acabou fazendo com que Kimi Raikkonen ficasse com o título no final do ano.

Insatisfeito com o tratamento recebido no time, Alonso deixou a McLaren ao fim da temporada e ainda entregou à FIA e-mails que comprovavam que a equipe havia espionado a Ferrari -punida, acabou desclassificada do campeonato daquele ano.


Endereço da página:

Links no texto: