Folha de S. Paulo


McLaren deve anunciar volta de Alonso nesta quinta

Max Rossi/Reuters
Alonso no box da Ferrari na temporada 2014
Alonso no box da Ferrari na temporada 2014

A espera para conhecer a dupla da McLaren vai acabar nesta quinta-feira (11).

A equipe inglesa, única confirmada no grid da F-1 em 2015 que ainda não divulgou seus dois pilotos para o Mundial do próximo ano, convocou uma entrevista coletiva para a manhã desta quinta, em sua sede, em Woking, na Inglaterra.

E, apesar de não ter informado o tema do encontro, a divulgação de seus representantes deve ser o assunto principal.

O time deve confirmar o retorno de Fernando Alonso, que teve uma rápida e conturbada passagem pela McLaren em 2007.

Na ocasião, o espanhol foi contratado a peso de ouro, mas teve de conviver com a chegada do então estreante Lewis Hamilton, que já nas primeiras corridas deu trabalho ao bicampeão mundial.

A relação entre os dois começou a piorar com o decorrer do campeonato e a disputa interna entre Alonso e Hamilton, que tinham o melhor carro do grid no Mundial de 2007, acabou fazendo com que Kimi Raikkonen ficasse com o título no final do ano.

Insatisfeito com o tratamento recebido no time, Alonso deixou a McLaren ao fim da temporada e ainda entregou à FIA e-mails que comprovavam que a equipe havia espionado a Ferrari –punida, acabou desclassificada do campeonato daquele ano.

Apesar disso, a volta da parceria com a Honda a partir do ano que vem fez a equipe inglesa querer um piloto experiente e capaz de fazer o time reviver seus bons tempos, daí a escolha por Alonso.

A grande dúvida é com relação ao seu companheiro para 2015. Na temporada que acabou em Abu Dhabi, há pouco mais de duas semanas, a McLaren contou com Jenson Button, 34, e Kevin Magnussen, 22.

Button, campeão mundial em 2009, com a Brawn GP, terminou o campeonato na oitava colocação, com 126 pontos.

Magnussen, que fez sua estreia na F-1 neste ano e deu ao time seu melhor resultado na temporada –a segunda colocação no GP da Austrália, abertura do Mundial deste ano–, completou o ano na 11a colocação, com 55 pontos.
Além da dupla, a McLaren tem como terceiro piloto o belga Stoffel Vandoorne, 22, vice-campeão da GP2 neste ano e que foi o responsável pelos dois dias de testes em Abu Dhabi, há duas semanas, quando a Honda fez sua reestreia oficial na F-1.


Endereço da página: