Folha de S. Paulo


Kosovo se torna membro pleno do COI e se prepara para Jogos do Rio em 2016

O Kosovo se tornou membro pleno do COI (Comitê Olímpico Internacional) nesta terça-feira (9), o que abriu caminho para a primeira participação do país balcânico em uma Olimpíada nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Ex-província da Iugoslávia, Kosovo declarou independência em 2008. O país é reconhecido pelos EUA, mas não pela Sérvia, por exemplo.

A filiação olímpica através de um Comitê Olímpico Nacional permite aos atletas competirem nas Olimpíadas de Verão e de Inverno, e também utilizar fundos do COI para o desenvolvimento do esporte.

O COI declarou que começou a analisar o dossiê de Kosovo cinco anos atrás, um ano depois de a região declarar sua independência da Sérvia, em 2008.

Isso ocorreu quase uma década depois de a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ir à guerra para deter o massacre e a expulsão de albaneses pelas mãos das forças sérvias, empenhadas em uma contra insurgência sob o comando do falecido líder Slobodan Milosevic.

"Estamos muito orgulhosos que o Kosovo irá participar dos primeiros Jogos Europeus em Baku, no Azerbaijão, no ano que vem", afirmou Patrick Hickey, chefe do Comitê Olímpico Europeu, que deu as boas-vindas ao Kosovo como seu 50º membro.

Belgrado, capital da Sérvia, se recusa a reconhecer o Kosovo, afirmando que o território, que tem uma população majoritariamente albanesa, é o coração na nação sérvia. O comitê olímpico do país enviou um protesto em outubro, quando Kosovo recebeu o reconhecimento provisório do COI.

O Kosovo é reconhecido como país por 108 dos 193 Estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas).

Embora o reconhecimento do COI normalmente seja antecedido pelo reconhecimento do Estado por parte da ONU, não se trata de um pré-requisito.


Endereço da página: