Folha de S. Paulo


Palmeiras demite Dorival Júnior e dois cartolas do futebol

Adalberto Marques - 21.set.2014/Agif/Folhapress
Dorival Jr. foi demitido do cargo de técnico do Palmeiras na noite desta segunda (8)
Dorival Jr. foi demitido do cargo de técnico do Palmeiras na noite desta segunda (8)

O Palmeiras demitiu na noite desta segunda-feira (8) o técnico Dorival Júnior, José Carlos Brunoro, seu principal executivo, e Omar Feitosa, gerente de futebol.

As dispensas, anunciadas um dia após o time se livrar do rebaixamento no Brasileiro, fazem parte de uma reformulação do departamento de futebol do clube, planejada pelo presidente Paulo Nobre, reeleito para dois anos de mandato em 29 de novembro.

A diretoria do Palmeiras decidiu trocar todo o comando do futebol para tentar não repetir as campanhas ruins dos últimos anos.

Antes de escolher o novo técnico, o Palmeiras quer contratar outro executivo para comandar o futebol. A ideia é que o novo cartola decida, com o aval da diretoria, o nome do técnico que vai conduzir o time em 2015.

Alexandre Mattos, diretor-executivo do Cruzeiro, é o principal alvo de Paulo Nobre para ser o homem forte do futebol alviverde. Palmeiras e Mattos estão com as negociações avançadas.

O currículo de Mattos atraiu a diretoria palmeirense. Ele foi o responsável por montar os times do Cruzeiro de 2013 e 2014, anos em que o clube mineiro conquistou o bicampeonato brasileiro.

Caso não acerte com Mattos, a segunda opção palmeirense é Eduardo Maluf, diretor-executivo do Atlético-MG. A diretoria do Palmeiras também já mantém negociações com o cartola.

A escolha do novo treinador, porém, deve ser mais demorada. Além de depender da nomeação do novo executivo, a política palmeirense, de firmar contratos com valores modestos e com cláusulas de produtividade, também causa maior lentidão.

Assim que assumirem seus cargos, o novo executivo e, posteriormente, o novo técnico também terão a missão de reformular o elenco palmeirense. A meta é reduzir a quantidade de jogadores que o Palmeiras possui hoje e requalificar o elenco.

Dos 37 contratados na gestão Nobre, apenas cinco entraram em campo no último domingo (7), apenas dois titulares –Lúcio e Henrique.

RENDIMENTO BAIXO

O desempenho de Dorival Júnior à frente do time não agradou a diretoria.

Contratado em setembro para evitar a queda no Brasileiro, o técnico só conseguiu alcançar o objetivo na última rodada, empatando com o Atlético-PR em casa, e beneficiado pelo fato de o Vitória não ter vencido o Santos.

O aproveitamento foi de 38,3%. Nos últimos seis jogos sob seu comando, o Palmeiras sofreu cinco derrotas.

A demissão de José Carlos Brunoro passa pelos mesmos critérios. Para a diretoria, ele teve um desempenho aquém do esperado, falhando na montagem da equipe.

Com título de principal executivo, ficou marcado pelas saídas de Barcos, em 2013, e de Alan Kardec, em 2014, que fizeram com que o presidente o afastasse do futebol nestes últimos meses.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: