Folha de S. Paulo


Torcedor do Vasco vai a júri popular por briga na Arena Joinville

Geraldo Bubniak-8.dez.2013/Fotoarena/Folhapress
Torcedores de Atlético-PR e Vasco brigam na Arena Joinville, em Santa Catarina, no Brasileiro-2013
Torcedores de Atlético-PR e Vasco brigam na Arena Joinville, em Santa Catarina, no Brasileiro-2013

A Justiça de Santa Catarina decidiu levar a júri popular um torcedor do Vasco envolvido em uma briga com torcedores do Atlético-PR, na Arena Joinville (SC), durante jogo do Campeonato Brasileiro de 2013.

Leone Mendes da Silva é acusado de tentativa de homicídio contra um torcedor do clube paranaense. Fotografias e imagens de TV o mostraram segurando uma barra de madeira em meio à confusão nas arquibancadas.

Depoimentos de policiais militares também foram usados como prova no processo.

A decisão, tomada na quarta-feira (3), afirma que é possível que tenha havido "intenção homicida" em golpes dados com o pedaço de madeira e nega um pedido de conversão da acusação em lesão corporal.

O torcedor ferido chegou a ser hospitalizado, mas não teve sequelas.

À Justiça Silva negou as acusações e argumentou que agiu para se defender de agressões. Ele também disse que não carregava o pedaço de madeira e que a torcida rival foi "para cima" do espaço dos vascaínos na arquibancada. Afirmou ainda que não é integrante de torcidas organizadas.

O réu ficou preso em Joinville após a briga, mas responderá ao processo em liberdade. A defesa dele não se manifestou a respeito da decisão.

Na mesma ação, outros dois torcedores vascaínos tinham sido denunciados pelo Ministério Público. Os casos dos dois, no entanto, acabaram desmembrados –a defesa de um deles não apresentou alegações finais.

A briga em Joinville ocorreu na última rodada do Brasileiro de 2013 em partida que marcou o rebaixamento do Vasco. As torcidas invadiram uma área de isolamento da arquibancada e entraram em confronto. Apenas seguranças privados faziam a vigilância do local.


Endereço da página:

Links no texto: