Folha de S. Paulo


Com pedido de segurança reforçada, jogo do Palmeiras será mantido na arena

Ainda sob risco rebaixamento, o Palmeiras irá enfrentar o Atlético-PR, no próximo domingo (7), na última rodada do Campeonato Brasileiro, em seu novo estádio.

A decisão foi divulgada na tarde desta terça-feira (2) pelo promotor Paulo Sérgio de Castilho, do Ministério Público de São Paulo.

"O jogo de domingo será no Allianz Parque. Iremos lá amanhã (3) para analisarmos junto com o presidente do clube, Paulo Nobre, as medidas reais e necessárias para tentarmos evitar qualquer problema em relação à segurança pública", afirmou Castilho em entrevista coletiva.

"Vamos colocar mais seguranças e policias na parte interna, no gramado, para coibir qualquer invasão. O torcedor sabe que se invadir e for pego vai ser impedido por três anos de ir aos estádios", completou.

Para o promotor, diante da situação do Palmeiras no Nacional, o jogo se tornou de "altíssimo risco" e, por isso, algumas providências devem ser tomadas com o objetivo de prevenir eventuais problemas –entre elas, o aumento do policiamento dentro e fora da arena (com policiais ao redor do gramado para coibir tentativas de invasão), utilização de seguranças particulares e interdição de ruas.

Editoria de arte/Folhapress

Estuda-se também a possibilidade de restringir o acesso ao entorno do estádio somente para torcedores com ingressos e limitar o trânsito de torcedores entre setores no interior da arena.

Temendo uma "batalha campal" na arena em caso de queda da equipe à Série B, Castilho havia recomendado à CBF que a partida fosse realizada em outro local.

"Essa será a segunda vez que a PM vai trabalhar em um jogo naquele estádio. Não temos um plano de evacuação consolidado, não temos expertise nesse sentido como temos no Pacaembu, por exemplo", explicou.

Apesar de a partida ser mantida no estádio do Palmeiras, o promotor entende que a discussão gerou um saldo positivo em termos de segurança pública.

"Primeiro, porque alteramos a data do jogo do Corinthians e vamos evitar o encontro das duas torcidas. Dessa forma, as duas companhias da PM poderão se concentrar no jogo do Palmeiras. E, por fim, as forças de segurança e o clube se uniram para incrementar medidas preventivas."

Com 39 pontos, em 16º, os palmeirenses precisam vencer na última rodada do Campeonato Brasileiro para que sua permanência na Série A não dependa de outros resultados.

Também ameaçados, Vitória (38) e Bahia (37), enfrentam, respectivamente, Santos e Coritiba.


Endereço da página:

Links no texto: