Folha de S. Paulo


Flamengo goleia o Vitória em Manaus e ajuda o Palmeiras

Mesmo com um time modificado e sem a necessidade de vencer, o Flamengo goleou o desesperado Vitória por 4 a 0 na noite deste sábado (29), na Arena da Amazônia, em Manaus, pela 37ª rodada do Campeonato brasileiro.

O resultado ajudou o Palmeiras, que perdeu para o Internacional por 3 a 1 também nesta noite. Isso porque o time baiano é um dos concorrentes da equipe alviverde na disputa para fugir da zona do rebaixamento.

Assim, o Vitória permaneceu com 38 pontos, dentro da zona da degola, e não ultrapassou os palmeirenses, que continuaram com 39, na 16ª colocação. Já o Flamengo subiu para 51, provisoriamente no 8º lugar.

O jogo, principalmente no primeiro tempo, foi muito fraco tecnicamente. O Vitória, pela sua fragilidade ofensiva e seu nervosismo pela necessidade do resultado positivo, errava muitos passes, enquanto o Flamengo, desinteressado na partida e com algumas modificações, também teve muitas dificuldades de criar as jogadas no campo de ataque.

Mas, em um rápido contra-ataque, o time carioca abriu o placar em um lance confuso. Aos 27min, após cruzamento de Elton, Everton cabeceou por cobertura e a bola bateu na trave. Na sequência do lance, o zagueiro Kadu e o goleiro Fernández tentaram tirar a bola próximo à linha, mas o árbitro Elmo Alves Resende Cunha confirmou o gol flamenguista.

Veja vídeo

O revés sofrido abalou muito a equipe baiana e o Flamengo dominou a partida, quase ampliando o marcador antes do intervalo. O atacante Elton, em jogada na pequena área, chegou a acertar o travessão do Vitória.

Nos minutos finais, os visitantes conseguiram se reequilibrar em campo e pressionaram os flamenguistas em busca do empate. O meia Marcinho, de cabeça, também acertou o travessão do goleiro Paulo Victor.

Na etapa final, o Vitória continuou com mais presença ofensiva, mas ainda errava muitos passes, o que permita o Flamengo contra-atacar. Aos 20min, o atacante Dinei chegou a sofrer pênalti, mas o árbitro mandou o lance seguir, o que gerou grande revolta dos jogadores do time baiano.

E, desequilibrado emocionalmente, o Vitória levou o segundo gol. Aos 23min, após cruzamento da esquerda, Elton se antecipou à zaga da equipe de Salvador e, de cabeça, ampliou o placar para o Flamengo.

Depois, Escudero foi expulso após falta dura e deixou a equipe da Bahia ainda mais fragilizada na partida. Com isso, os cariocas ainda marcaram duas vezes antes do apito final.

Aos 35min, Nixon puxou rápido contra-ataque e cruzou rasteiro para Everton fazer o terceiro. Cinco minutos mais tarde, Nixon recebeu passe na grande área, cortou a marcação e chutou no canto do goleiro Fernández, selando a goleada.


Endereço da página:

Links no texto: