Folha de S. Paulo


Levir enaltece seu trabalho e disse que conquista "faz justiça"

O clima do tetracampeonato brasileiro que a torcida do Cruzeiro tentou mostrar logo na chegada ao Mineirão acabou sendo tétrico para o cruzeirense.

Embora em expressiva minoria (1.813), a torcida atleticana conseguiu se impor diante dos cerca de 45 mil torcedores cruzeirenses, mesmo antes do começo da partida, ainda no hino nacional.

Como o som do estádio falhou, a torcida atleticana cantou o hino do clube. Foi o que se ouviu no estádio. Essa toada prosseguiu ao longo de todo o primeiro tempo.

Com o jogo rolando e com o impeto atleticano maior em campo, a torcida minoritária seguiu sua cantoria. Apenas aos 26 minutos foi quando finalmente a torcida cruzeirense se mostrou presente no estádio, tentando empurrar o Cruzeiro.

A tentativa foi em vão, porque o atlético seguiu com o seu domínio em campo, sempre saindo em alta velocidade para o ataque, até que aos 47 minutos veio o gol de Tardelli, o tão esperado gol atleticano, o que obrigava o Cruzeiro a fazer quatro.

O gol fez a alegria da atleticana Gabriela Monteiro, 14, que foi para o estádio com os seus pais e com um terço na mão. Muito antes da partida começar ela já passava cada uma das contas.

A pressão atleticana em campo também fez despertar o atleticanismo de um grupo de torcedores infiltrados no meio da torcida cruzeirense. Eram cerca de 20 atleticanos.

A Polícia Militar fez um cerco a eles para protegê-los da torcida rival, mas eles foram mantidos no espaço cruzeirense, que não estava tão cheio.

Esses torcedores chegaram até ali com ingressos de patrocinadores ou porque compraram nas bilheterias destinadas aos cruzeirenses. No começo do segundo tempo esse grupo foi retirado do local.

Do lado de fora do estádio, 15 torcedores foram presos porque vestiam camisas das torcidas Máfia Azul e Pavilhão Independente, cujos símbolos não podem ser usados
nos estádios mineiros devido a confusões recentes.

Até antes da partida, segundo a Polícia Militar, não houve nenhum problema envolvendo confronto entre as torcidas rivais. A preocupação, contudo, continuava para depois da partida.


Endereço da página:

Links no texto: