Folha de S. Paulo


Inscrições para ser voluntário na Rio-16 estão aquém da meta

Antes mesmo de lançar o programa de voluntários, em 28 de agosto, o Comitê Organizador dos Jogos do Rio previa um número de 300 mil candidatos ao final do período de inscrição. A realidade, porém, ficou aquém da meta.

Até o dia 14 de novembro, foram cerca de 160 mil inscritos. A procura abaixo do projetado fez a entidade estender em um mês o período de matrículas –até 15 de dezembro. Mas, até terça (25), havia em torno de 190 mil alistados.

Segundo a gerente do programa no comitê, Flavia Fontes, logo na semana de abertura houve 70 mil inscritos. "Foi bom no começo, mas deu uma estabilizada."

Na avaliação dela, as eleições de outubro foi um dos obstáculos. "Elas ocuparam a cabeça das pessoas. Assim que passaram, sentimos uma diferença nas inscrições."

Por outro lado, ela citou o aumento de candidatos da América do Sul, em especial dos argentinos.

"O número com que trabalhamos é de três candidatos por vaga, ou seja, estamos próximos de atingir isso", complementou a gerente.

A gerente disse que a extensão para preencher mais vagas não mudará a agenda do projeto. O cadastro é pelo site www.rio2016.com.

Após o processo seletivo, que terminará em 2016, serão recrutados 70 mil voluntários, dos quais 45 mil para os Jogos Olímpicos e 25 mil para os Paraolímpicos.

Editoria de arte/Folhapress

ESTRANGEIROS

Um dado curioso é o grande interesse do exterior.

Segundo dados da organização, 40% dos inscritos não são brasileiros –ou seja, mais de 75 mil dos cerca de 190 mil candidatos registrados.

No lançamento do programa, há três meses, a previsão do comitê organizador era a de que mais de 90% dos selecionados fossem locais.

Por causa da procura, a organização da Rio-2016 já admite abrir mais espaço para voluntários de fora do Brasil.

"Depois que fecharmos as inscrições, vamos olhar o número de candidatos e aí ver. Mas pode haver mais estrangeiros", afirmou Flavia.

O processo de seleção recebeu inscrições de 190 países. Rússia, China, Estados Unidos, México e Argentina são os mais interessados.

"O Rio é sexy', e se voluntariar é uma chance de conhecê-lo. Além disso, quem já participou de Jogos Olímpicos quer voltar", disse.

BRASILEIROS

A procura por voluntários do país é concentrada na região Sudeste, que tem 70% do total de inscritos até o momento. O Sul e Nordeste têm 10% cada, e o Norte, só 5%, assim como o Centro-Oeste.

É possível traçar um perfil. A maioria é composta por mulheres (60% contra 40% de homens). Cerca de 55% dos alistados têm até 25 anos.

Do total, 45% estudam, 40% trabalham e 5% estão desempregados atualmente.


Endereço da página:

Links no texto: