Folha de S. Paulo


Luiz Adriano tenta quebrar recorde de Cristiano Ronaldo na Champions

O atacante brasileiro Luiz Adriano, 27, do Shakhtar Donetsk, entra em campo nesta terça-feira (25), contra o Athletic Bilbao, pelo Grupo H da Liga dos Campeões, em busca de bater um recorde que hoje ele divide com o português Cristiano Ronaldo.

Se marcar contra o rival espanhol, Luiz Adriano se tornará o jogador com mais gols na fase de grupos em uma edição do torneio. Ele já tem nove, assim como Cristiano Ronaldo conseguiu na temporada 2013/14.

Artilheiro isolado da Champions, Luiz Adriano tem, sozinho, mais gols do que 24 dos 32 times que disputam a competição. Monaco e Apoel, por exemplo, marcaram apenas um gol cada um até aqui. O Shakhtar tem o melhor ataque, com 14 tentos.

O atacante tem grande possibilidade de se tornar o brasileiro com mais gols em uma edição de Liga dos Campeões. Kaká (Milan), em 2006/07, e Jardel (Porto) e Rivaldo (Barcelona), em 1999/00, são os jogadores do país que mais anotaram gols em um mesmo torneio, com dez cada um.

Revelado pelo Internacional, Luiz Adriano está há sete anos no clube ucraniano.

Gleb Garanich - 5.nov.2014/Reuters
O atacante Luiz Adriano comemora um gol pelo Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões
O atacante Luiz Adriano comemora um gol pelo Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões

Segundo colocado do Grupo H com oito pontos, o Shakhtar precisa de só mais um nas duas últimas rodadas para se classificar para as oitavas.

O time aposta no ataque para derrotar o Athletic, único adversário da chave que conseguiu segurar os ucranianos nesta primeira fase. No primeiro duelo entre as duas equipes, houve empate por 0 a 0.

"Vamos atacar, esperar a nossa oportunidade e, quando ela surgir, marcar", disse o meia brasileiro Dentinho, ex-Corinthians.

O Shakhtar tem vivido uma temporada conturbada fora de campo por conta dos conflitos armados no leste da Ucrânia. O clube se viu obrigado a transferir a sua sede para a capital Kiev.

O time disputa os jogos em Lviv, no oeste do país, a mais de 1.000 quilômetros de Donetsk, que é uma das principais cidades industriais do leste ucraniano e se tornou reduto de separatistas pró-Rússia em conflito com as Forças Armadas do governo.


Endereço da página:

Links no texto: