Folha de S. Paulo


'Super fim de semana' deve definir campeões e primeiros rebaixados

As rodadas das Séries A e B deste final de semana podem definir os campeões das duas divisões, a volta do futebol paulista à Libertadores, os primeiros rebaixamentos para a segunda divisão, a volta do Vasco à elite e a estreia de mais um time mineiro no principal torneio nacional.

O "super fim de semana" do futebol nacional começa neste sábado, às 16h20, com o jogo que deve reconduzir o Vasco à Série A, desta vez levando a tiracolo Eurico Miranda, o mais polêmico dirigente de sua história.

O cartola, que influiu no futebol do Vasco por quase quatro décadas e estava afastado desde 2008, quando foi derrotado por Roberto Dinamite, elegeu-se presidente do clube nesta semana e já assumiu disparando contra a TV Globo, os rivais Flamengo e Corinthians e o Bom Senso.

Editoria de Arte/Folhapress

A partida contra o Icasa pode estabelecer o novo recorde de público do Maracanã, que é de 59,6 mil no jogo Flamengo x Grêmio pelo Brasileiro –o Vasco, que precisa só de um empate para subir, pôs 60 mil ingressos à venda.

A iminente subida do Vasco não deve ser o bastante para reconduzir o futebol carioca aos dias de glória. Com Flamengo e Fluminense praticamente sem aspirações, o Rio pode ver o Botafogo fazer o caminho inverso ao do Vasco e voltar ao calvário da Série B, onde já esteve em 2003.

O time é um dos três que podem cair no final de semana para a segunda divisão. Os outros são Bahia e Criciúma.

O Botafogo, que se arrastou pelo Brasileiro sob o peso de salários atrasados, jogadores afastados e dirigentes sob pressão, faz um confronto de vida ou morte com a Chapecoense fora de casa.

O time do Palmeiras pode começar a reviver o pesadelo da Série B, onde esteve com o Botafogo em 2003, se perder do Coritiba fora de casa neste domingo.

O jogo é um confronto direto e fundamental contra a degola: com 39 pontos, o Palmeiras tem apenas um a mais que o Coritiba, o mais bem colocado na zona de descenso.

CAMPEÕES?

Enquanto vários times entram em campo pensando em subir ou não descer de divisão, ao menos dois jogarão apenas de olho em títulos.

O Cruzeiro pode levar o bicampeonato brasileiro consecutivo se bater no domingo o Goiás no Mineirão. Se perder, ganha o título se o São Paulo não derrotar o Santos.

Jefferson Bernardes/Light Press/Divulgação
Jogadores do Cruzeiro aglomeram-se para comemorar gol sobre o Grêmio
Jogadores do Cruzeiro aglomeram-se para comemorar gol sobre o Grêmio

Nesta sexta, torcedores fizeram filas desde a manhã para comprar ingresso.

Se faturar o Brasileiro com duas rodadas de antecedência, o Cruzeiro também ganha gás para tentar reverter o placar de 2 a 0 construído pelo Atlético-MG no jogo de ida da final da Copa do Brasil –a volta será na quarta (26).

Já o São Paulo, se vencer, garante vaga na Libertadores e leva de volta o futebol paulista à competição –neste ano, pela primeira vez desde 1998, nenhum time do Estado disputou o torneio.

A rodada também pode dar o título inédito da Série B ao Joinville. O acesso do time da maior cidade de Santa Catarina, já garantido, pode compensar a provável queda de ao menos um time do Estado da Série A. Figueirense, Criciúma e Chapecoense ainda correm este risco.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: