Folha de S. Paulo


'Os jogadores entenderam a nossa forma de trabalhar', diz Dunga

A seleção brasileira encerrou 2014, ano marcado pelo maior vexame da sua história, com uma vitória tímida. Bateu a Áustria por 2 a 1, nesta terça-feira (18), sem repetir as boas atuações das cinco partidas anteriores.

Dunga, de qualquer forma, completa este reinício de trabalho com o dever cumprido. Contratado após o 7 a 1 para a Alemanha e o 3 a 0 para a Holanda, o treinador levou a seleção a conquistar seis vitórias consecutivas, objetivo proposto pela CBF para tentar minimizar a crise gerada ao fim da Copa em casa.

"Os jogadores entenderam a nossa forma de trabalhar: ter a motivação de estar na seleção brasileira e de ganhar. O início de trabalho foi muito bom", avaliou o treinador.

Neste último duelo, porém, a equipe teve dificuldades para concretizar o feito. Jogando fechada, a Áustria dificultou a criação brasileira, que demorou 33 minutos para dar o primeiro chute a gol.

As oportunidades mais claras surgiram apenas ao longo do segundo tempo, com as entradas de Douglas Costa e Roberto Firmino.

Minutos após entrar em campo, o meia-atacante do Shakhtar criou jogada que acabou em escanteio. Na cobrança de Oscar, David Luiz, de cabeça, abriu o placar.

Aos 28 min, em rápido ataque austríaco, Oscar deu carrinho em Weimann e cometeu pênalti. Fuchs bateu e fez a seleção tomar o primeiro gol desta segunda era Dunga.

A vitória só saiu no fim do jogo, em uma jogada individual de Firmino. O atacante, convocado pela primeira vez para a seleção, bateu de fora da área e marcou belo gol. "Ele tem cheiro de gol", afirmou Dunga após a partida.

A seleção encerra, então, sua trajetória pós-Copa com seis vitórias em seis jogos, 13 gols marcados e um sofrido.

Neymar analisou positivamente o processo de recuperação da seleção brasileira. "Foi difícil dar a volta por cima, mas estamos conseguindo", afirmou.

O time nacional só voltará a atuar em março do próximo ano em duas partidas amistosas, uma delas contra a França, em Paris.

Depois desses jogos, a seleção brasileira terá pela frente sua primeira competição oficial desde a Copa do Mundo. Disputará a Copa América do Chile, marcada para junho de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: