Folha de S. Paulo


Palmeiras já lucra com novo estádio, ao contrário do rival Corinthians

O novo estádio do Palmeiras será inaugurado na próxima quarta (19), seis meses e um dia depois do Itaquerão, do rival Corinthians.

Mas, ao contrário do que acontece e vai acontecer por um bom tempo com o clube alvinegro, a nova casa palmeirense já vai estrear dando lucro para o seu dono.

Toda a bilheteria da abertura contra o Sport, pelo Brasileiro, será do clube. Cerca de 39 mil ingressos estão à venda desde sexta (14).

No Corinthians, todas as receitas com venda de ingressos estão sendo alocadas em um fundo imobiliário para serem utilizadas para quitar as parcelas da dívida de R$ 1 bilhão contraída pelo clube para construir o estádio.

A primeira parcela corintiana, de R$ 100 milhões, vence em junho do próximo ano.

Essa diferença evidencia que o modelo de negócio do estádio palmeirense é bem distinto do corintiano.

A começar pelo fato de o Palmeiras não ter colocado um real dos mais de R$ 660 milhões investidos na obra –contando o valor usado na revitalização do clube social.

O Palmeiras também não pagará nada pela manutenção do estádio, toda a cargo da construtora WTorre, administradora do estádio. O Corinthians vai arcar com os seus custos operacionais.

O clube alviverde também ganha percentuais de todas as receitas geradas pelo estádio, como vendas de alimentos e os naming rights, comprados pela Allianz Seguros, por R$ 15 milhões anuais.

Em 30 anos, o Palmeiras vai ganhar R$ 37,5 milhões só da Allianz –o restante ficará com a WTorre. Já o Corinthians, quando vender a alguma empresa os direitos de batizar o estádio, vai ficar com o valor integral pago pela empresa compradora.

Editoria de Arte/Folhapress

No Corinthians, a despeito das possíveis dificuldades que vão aparecer para quitar a dívida, não há desespero.

"O ano de 2015 vai marcar o nosso lançamento para o mercado, como se fôssemos um empreendimento imobiliário". diz Lúcio Blanco, administrador do Itaquerão.

"Nosso estádio ainda não está finalizado por causa de termos abrigado a abertura da Copa do Mundo, com exigências especiais", diz. "Como poderíamos vender algo que não está pronto?"

O show do ex-Beatle Paul McCartney, agendado para os dias 25 e 26 deste mês no estádio palmeirense, não causa inveja no Corinthians.

"O nosso perfil é voltado para o mercado corporativo. Pensamos mais em abrigar convenções de vendas. [Shows] Podem acontecer e são bem-vindos. Mas os grandes shows não são o foco", diz o gestor Lúcio Blanco.

EM OBRAS

Assim como aconteceu na estreia do Itaquerão, o novo estádio do Palmeiras vai ser inaugurado ainda inacabado. Lanchonetes, estacionamento, restaurantes, cozinha central e áreas de circulação e imprensa do estádio alviverde não estão prontos.

No Itaquerão, lanchonetes, estacionamento e áreas de imprensa também operam de modo provisório.


Endereço da página:

Links no texto: