Folha de S. Paulo


'Veteranos' levam seleção brasileira a goleada sobre a Turquia

Em mais um teste de seu ataque, desta vez com Luiz Adriano, Dunga viu Willian e Neymar –seus titulares absolutos e "veteranos" da seleção– decidirem um jogo.

Com a vitória por 4 a 0 sobre a Turquia, nesta quarta (12) em Istambul, os dois atletas somaram dez gols marcados nas cinco partidas sob o comando do novo treinador –no total, o Brasil fez 12.

Neymar marcou dois nesta quarta –antes já havia feito um contra a Colômbia e quatro ante o Japão. Willian, o melhor em campo contra a Turquia, fez um.

Ele já havia decidido o confronto com o Equador, em setembro, ao marcar o gol da vitória.

Contra a Turquia, enquanto a seleção brasileira dominava, mas mantinha a partida enfadonha, sem muita velocidade, Neymar e Willian eram os únicos que aceleravam as jogadas, criando chances de gol.

A fraca defesa adversária ainda facilitava as infiltrações dos dois.

Luiz Adriano não deu a mesma mobilidade que o time tem quando Diego Tardelli atua. Mais centralizado, ele pouco participou das jogadas de ataque.

Não conseguiu cumprir o que Dunga propôs ao testá-lo: ser um centroavante móvel. Firmino, que o substituiu no segundo tempo, também não encantava.

Assim, o primeiro gol saiu de um lançamento de Fernandinho a Neymar, que recebeu atrás da zaga turca, e abriu o placar.

Em seguida, Kaya marcou gol contra ao tentar cortar um cruzamento de Danilo.

Willian, que até então era o responsável pela armação das principais jogadas da seleção, encostou mais no ataque e, aos 43 min, marcou o terceiro gol, arrancando aplausos da torcida turca.

"Não adianta falar muito fora. Adianta fazer dentro de campo", afirmou Dunga após a partida, dando o recado aos seus jogadores.

"Eles [jogadores] entenderam bem a forma como trabalhamos. Formarmos um grupo. Não só quem entra, é também quem está esperando jogar", completou Dunga.

Willian, que como Neymar foi titular em todas os jogos de Dunga, voltou a aparecer bem no segundo tempo. Aos 14 min, deu passe para que o camisa 10 fechasse o placar.

O resultado ainda garantiu ao treinador da seleção uma marca relevante: cinco partidas sem sofrer gol.

Sua zaga titular, David Luiz e Miranda, atuou bem novamente e impediu que os turcos chegassem com perigo ao gol de Diego Alves.

A seleção brasileira volta a jogar na terça (18), contra a Áustria, em Viena.


Endereço da página:

Links no texto: