Folha de S. Paulo


Vice mundial lidera Brasileiro de tiro com arco no Sambódromo do Rio

A passarela acostumada a sambistas e carros alegóricos presenciou um desfile de flechas nesta quinta-feira (30).

Após a abertura oficial, na quarta-feira (29), hoje teve início o Campeonato Brasileiro de tiro com arco no Sambódromo do Rio, mesmo local que receberá as disputas da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2016.

Entre as mesmas arquibancadas de onde é possível ver o tradicional desfile das escolas de samba anualmente, também acontecerá a largada e a chegada da maratona na próxima Olimpíada.

Entre os 216 arqueiros que disputam o Campeonato Brasileiro, o destaque é para Marcus Vinícius D'Almeida, de 16 anos, que liderou a fase de classificação e começa as eliminatórias em primeiro lugar.

Em setembro, na Suíça, o carioca conquistou a inédita medalha de prata na Copa do Mundo de tiro com arco.

No mês anterior, ganhou a prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China. Resultados que colocam a revelação brasileira entre os favoritos ao pódio na Rio-2016.

Por esse motivo, D'Almeida disse que considera importante esta disputa nacional no Sambódromo, pois já é um aprendizado em relação às condições climáticas tão importantes em um esporte que é influenciado diretamente pelo vento, por exemplo.

Normalmente os campeonatos de tiro com arco são disputados em locais abertos, mas não no meio da cidade, como a "Passarela do Samba", no Rio. A competição acaba neste sábado (1º).


Endereço da página:

Links no texto: