Folha de S. Paulo


Leandro Damião será julgado pelo STJD por simulação na próxima quarta

O atacante do Santos Leandro Damião será julgado, na próxima quarta-feira (29), pela suposta tentativa de simular um pênalti na derrota por 3 a 0 contra o Criciúma, no dia 12 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. No lance, dentro da área da equipe catarinense, o atacante puxou a própria camisa.

A Procuradoria do Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD) denunciou Damião. Segundo o órgão, o lance chamou a atenção, pois "pareceu ser uma tentativa de simular um pênalti".

O jogador não foi expulso pelo árbitro da partida, mas foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e responderá por atitude contrária à disciplina e ética desportiva. O centroavante pode pegar gancho de um a seis jogos.

"A arbitragem, atualmente, vem sendo demasiadamente criticada pelos supostos equívocos nas marcações e decisões dos árbitros em algumas partidas, críticas estas realizadas, dentre outros, pelos próprios jogadores, técnicos e dirigentes. Todavia, os próprios atletas são os primeiros a não contribuir com a arbitragem, como no caso em comento, em que o denunciado simula claramente um puxão em sua camisa, dentro da área penal adversária, com o intuito de ser marcada falta e, consequentemente, pênalti a favor de sua equipe", diz trecho do comunicado do STJD.

Damião disse que não tentou simular falta. "Às vezes usam a mídia para essas coisas, mas eu sou honesto, usaram de má fé. Quem vê a imagem no tempo normal vê que eu só tirei a camisa, não foi para puxar e pedir pênalti", disse o atacante, após a partida.

Robson Ventura/Folhapress
Leandro Damião comemora gol no Pacaembu
Leandro Damião comemora gol no Pacaembu

Endereço da página: