Folha de S. Paulo


Paulistas revivem série ruim do 1º turno do Brasileiro

Três dos quatro grandes paulistas que entram em campo nesta quarta-feira pelo Brasileiro –Palmeiras, Santos e Corinthians– começam a reviver uma sequência de nove jogos que, no primeiro turno, deixou os times em situação difícil no torneio.

Foi essa sequência de nove jogos, por exemplo que derrubou os técnicos Oswaldo de Oliveira no Santos e Ricardo Gareca no Palmeiras.

Os dois times perderam seis dos nove confrontos da reta final do primeiro turno.

O Corinthians ganhou apenas uma destas partidas.

O único que não teve sequência tão ruim foi o São Paulo, que venceu cinco, embora tenha tropeçado contra os três primeiros rivais.

Editoria de arte/Folhapress

No repeteco da série, nenhum deles pode vacilar.

O São Paulo ainda sonha com o título –é o vice-líder, com 52 pontos. Santos e Corinthians não podem repetir os resultados ruins sob o risco de ficarem fora da zona de classificação à Libertadores.

O Palmeiras não pode diminuir o ritmo para não ver o risco do rebaixamento voltar a ser uma realidade –está a só quatro pontos da degola.

"São nove finais. Esta é a primeira das nove", disse o uruguaio Alvaro Pereira, sobre o jogo do São Paulo, nesta quarta (22), contra a Chapecoense, fora de casa.

A média do São Paulo nesses jogos, no turno inicial, foi de 62,9%. É marca bem melhor que a do Palmeiras que teve média de 18,5%. Mergulhou na zona de descenso.

Só saiu após a queda de Gareca e a chegada de Dorival Júnior. Nesta quarta, enfrenta o Cruzeiro no Mineirão. No sábado, faz o clássico contra o Corinthians no Pacaembu.

Corinthians que, no primeiro turno, obteve 51,8% dos pontos nesta série. Agora, precisa melhorar a marca porque, segundo o presidente Mario Gobbi, não ir à Libertadores seria inaceitável.

Como 5º colocado, a um ponto do G-4, enfrenta nesta quarta o Vitória, em Cuiabá. "O grupo teve uma conversa e isso foi ressaltado. Temos de ganhar", afirma Petros.

É o mesmo sonho que tem o Santos, que trocou Oswaldo de Oliveira por Enderson Moreira após 33,3% de aproveitamento contra os rivais que terá pela frente agora. Contra o Fluminense, na Vila Belmiro, não terá o meia Lucas Limas, lesionado. Ele será substituído por Rildo.


Endereço da página: