Folha de S. Paulo


Com gols de Neymar e Messi, Barcelona vence na Champions

Com gols de Neymar e Messi, o Barcelona venceu o Ajax por 3 a 1 na tarde desta terça-feira (21), no estádio Camp Nou, pela 3ª rodada do Grupo F da Liga dos Campeões.

A vitória levou o time catalão, que ainda teve os brasileiros Daniel Alves e Rafinha na partida, aos seis pontos, ainda na vice-liderança da chave, já que o Paris Saint-Germain se manteve na ponta após chegar aos sete com o 1 a 0 sobre o Apoel também nesta tarde. O Ajax continuou apenas com dois, na terceira posição do grupo.

De quebra, a equipe do técnico Luis Enrique ganhou o embalo necessário para o clássico diante do rival Real Madrid, no próximo sábado (25), em Madri, pelo Campeonato Espanhol. Os catalães estão na ponta da tabela, enquanto a equipe da capital ocupa a terceira colocação.

Depois de dar o passe para Neymar marcar o primeiro gol do jogo, Messi anotou o seu 69º tento na competição europeia e igualou à marca de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Com isso, o argentino está somente a dois de alcançar o espanhol Raúl, o maior artilheiro da Liga dos Campeões até agora.

Apesar do placar apertado, o Barcelona teve total controle da partida. Com média de 70% de posse de bola, segundo a Uefa, o time espanhol não permitiu ao time holandês chegar à sua área no primeiro tempo e poderia ter ido para o intervalo com um placar muito maior que os 2 a 0, se não fosse a trave e o goleiro Cillessen.

A proposta defensiva do Ajax já foi desmontada logo aos 7 minutos, quando na primeira jogada que Messi conseguiu receber a bola entre as linhas de marcação do adversário, Neymar recebeu o passe do argentino na grande área e chutou cruzado para abrir o placar no confronto.

E a pressão catalã aumentou ainda mais após a vantagem no placar. O time tocava a bola na frente da área do Ajax com facilidade e as jogadas de infiltrações eram construídas com frequência. E, assim, saiu o segundo.

Aos 23 minutos, Iniesta deu belo passe em profundidade para Messi, que invadiu a grande área e chutou na saída de Cillessen, que ainda tocou na bola antes de ser vazado.

No final do primeiro tempo, Pedro ainda acertaria a trave holandesa em belo chute cruzado e Iniesta teria seu gol evitado pelo goleiro Cillessen após linda jogada individual.

Na volta dos vestiários, os donos da casa continuaram com muitos espaços para a troca de passes no campo de ataque e criou várias chances de ampliar o placar no Camp Nou. Mas, não conseguiu.

Depois, pensando no clássico diante do Real Madrid, o técnico Luis Enrique optou por poupar Messi e Neymar e substituiu ambos por Munir e Sandro Ramírez, respectivamente.

Com isso, os catalães perderam força no ataque e o time holandês melhorou, com mais presença ofensiva. Logo depois de entrar, o atacante El Ghazi, aos 43 minutos, pegou sobra de bola na pequena área e descontou para o Ajax.

Mas, antes do apito final, Sandro Ramírez recebeu passe dentro da área, cortou a marcação e chutou cruzado para selar a vitória do Barcelona.


Endereço da página:

Links no texto: