Folha de S. Paulo


Pistorius é banido por 5 anos e está fora da Paraolimpíada do Rio

Condenado nesta terça-feira (21) a cinco anos de prisão pela morte da namorada, Reeva Steenkamp, Oscar Pistorius não vai poder participar dos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio.

De acordo com o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), "qualquer atleta que está cumprindo uma sentença de uma condenação penal não é elegível para participar de competição sancionada pelo IPC".

Ou seja, como a pena de Pistorius é de cinco anos, ele estaria autorizado a competir novamente apenas em 2019.

"Efetivamente, a menos que o juiz mude sua decisão, ele está fora da Rio-2016", diz o Comitê.

Dessa forma, o atleta sul-africano, que está com 27 anos, só poderá participar de uma Olimpíada novamente em 2020, em Tóquio, no Japão, quando estará com 33 anos.

Ao fim da audiência desta terça-feira, Pistorius já foi levado para a prisão. A família da vítima se mostrou satisfeita com a sentença. "Sim, estou muito satisfeito", declarou aos jornalistas Barry Steenkamp, pai de Reeva.

O sul-africano foi condenado por matar em sua casa de Pretória a namorada, que foi atingida por quatro tiros através da porta do banheiro no qual estava trancada. O atleta alegou durante todo o processo –que durou sete meses– que acreditava que um ladrão estava no banheiro.


Endereço da página:

Links no texto: