Folha de S. Paulo


Medina precisa ir à final no Havaí para levar título sem depender de resultado

O australiano Mick Fanning, 33, tricampeão mundial de surfe, ganhou a etapa portuguesa do WCT (principal categoria da modalidade) nesta segunda-feira (20) e colou no líder da competição, o brasileiro Gabriel Medina.

Com o triunfo, Fanning ultrapassou o americano Kelly Slater e soma agora 53.100 pontos na vice-liderança do ranking. Já Medina, que foi eliminado na terceira rodada em Portugal, tem 56.550 pontos. Slater, por sua vez, caiu para terceiro, com 50.050 pontos.

O título será decidido apenas na última etapa, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

Para se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe sem depender de outro resultado, Medina vai precisar chegar pelo menos até a final no Havaí, onde o máximo que ele conseguiu no circuito foram as quartas de final em 2011. Se cair nas quartas, o paulista é campeão se Fanning não vencer a etapa.

Slater, que ainda não venceu nesta temporada, sai da briga pelo título se Medina avançar à quarta rodada.

No ano passado, no Havaí, o troféu ficou justamente com Slater, enquanto Fanning conseguiu um terceiro lugar. Já o paulista foi eliminado na terceira rodada.

O australiano, que se torna agora a grande ameaça para Medina, já conquistou o título mundial em três ocasiões (2007, 2009 e 2013).

Na final em Portugal, Fanning bateu o sul-africano Jordy Smith, por 15.50 a 7.67. O australiano teve um 9.00 e um 6.50 como as suas melhores notas, enquanto Smith pegou apenas uma onda.


Endereço da página:

Links no texto: