Folha de S. Paulo


São Paulo bate Bahia com gols de Ceni e Ganso e dorme na vice-liderança

Rubens Cavallari/Folhapress
Rogério Ceni comemora com Ganso e Kaká o seu gol para o São Paulo contra o Bahia
Rogério Ceni comemora com Ganso e Kaká o seu gol para o São Paulo contra o Bahia

Com um belo gol de falta do goleiro e capitão Rogério Ceni, o São Paulo venceu o Bahia por 2 a 1 na noite deste sábado (18), no Morumbi, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foi o 123º gol na carreira do camisa 1 são-paulino, que ainda viu o meia Ganso ampliar o placar já no segundo tempo. No fim, Fahel ainda descontou para os visitantes.

Com o resultado, o time do técnico Muricy Ramalho chegou aos 52 pontos e assumiu provisoriamente a vice-liderança da tabela, já que o Internacional, que joga neste domingo (19), retoma a posição caso vença o Corinthians.

Já o time baiano completou o quarto jogo sem vitória na competição e permaneceu com 30 pontos, ainda dentro da zona do rebaixamento.

Apesar da maior posse de bola e do domínio das ações da partida, o São Paulo teve muitas dificuldades de criar as jogadas no campo ofensivo, devido à forte marcação baiana.

Veja vídeo

De quebra, Ganso e Michel Bastos não marcavam com tanta eficiência no meio de campo, o que sobrecarregava os volantes Souza e Denilson, que tinham problemas para evitar as descidas rápidas do Bahia.

Com um toque de bola lento, o time do Morumbi também não criava jogadas pelas laterais do campo, já que Hudson, improvisado no lado direito, e Alvaro Pereira eram tímidos nas suas descidas ao campo de ataque, principalmente pela preocupação com os contra-ataques dos visitantes nas suas costas.

Com isso, a equipe são-paulina chegou ao gol antes do intervalo em uma jogada de bola parada. Aos 40min, Rogério Ceni cobrou falta da entrada da área e acertou o ângulo do goleiro Marcelo Lomba, que chegou a tocar na bola antes de ela entrar.

No segundo tempo, o São Paulo continuou com o domínio territorial da partida, com mais posse de bola e presença ofensiva. Mesmo assim, o time do Morumbi ainda teve muitas dificuldades na criação das jogadas e não conseguia ameaçar o goleiro Marcelo Lomba com frequência.

Muricy Ramalho então tentou mudar o cenário do jogo e aumentar a pressão sobre a equipe adversária com a entrada de Luis Fabiano no lugar de Alan Kardec. E, com mais espaços, a equipe da casa melhorou no final do confronto.

Na sua melhor chance antes do apito final, o camisa 9 são-paulino, no entanto, desperdiçou e chutou a bola para fora após boa jogada de Alvaro Pereira.

Minutos antes, Luis Fabiano chegou a sofrer um pênalti, após receber um tranco nas costas de Bruno Paulista na grande área, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou o lance seguir.

Com tanta pressão, o São Paulo ampliou o placar aos 33min, quando Ganso recebeu passe na intermediária, carregou a bola sem ser incomodado e, quando chegou na entrada da área, chutou rasteiro para fazer 2 a 0.

No fim, Fahel, que havia acabado de entrar, descontou para o Bahia após completar cruzamento de cabeça.

Rubens Cavallari/Folhapress
O meia Paulo Henrique Ganso tenta uma jogada para o São Paulo contra o Bahia
O meia Paulo Henrique Ganso tenta uma jogada para o São Paulo contra o Bahia

Endereço da página:

Links no texto: