Folha de S. Paulo


Após reclamações, Pirelli muda escolha de pneus para o GP do Brasil

Depois de uma série de reclamações dos pilotos, a Pirelli mudou o tipo dos pneus que colocará à disposição das equipes no GP Brasil de F-1, que será disputado em Interlagos, no próximo dia 9.

Felipe Massa foi um dos mais críticos em relação à escolha da fornecedora, que originalmente disponibilizaria os compostos duros e médios para a penúltima etapa do Mundial. Segundo o piloto brasileiro da Williams, a escolha era "perigosa", especialmente por conta do novo asfalto que foi colocado no circuito paulistano para a corrida deste ano.

Fernando Alonso também reclamou da escolha, a qual classificou como "surpreendente".

Cesar Ogata/Divulgação
Obras no autódromo de Interlagos para o GP do Brasil de F-1, em novembro
O autódromo de Interlagos em obras para o GP do Brasil de F-1, em novembro

De acordo com Paul Hembery, diretor da Pirelli, os comentários dos pilotos foram levados em conta e, após uma reunião e a aprovação unânime das equipes, decidiu mudar para os compostos médios e macios.

"Apesar de termos usado os pneus duros e médios no Brasil nos últimos dois anos, o recente recapeamento de Interlagos nos fez rever as escolhas e trocar para os compostos médios e macios. Esta nova escolha será a mesma que usaremos no final de semana anterior, no GP dos EUA", afirmou a fabricante em comunicado distribuído nesta sexta-feira (17).

Segundo Hemberey, o fato de a Pirelli ter revisto o tipo de pneus para São Paulo é algo normal.

"Sempre dissemos que estaríamos abertos a mudanças sempre que elas fossem necessárias. Depois de uma análise técnica no impacto da nova superfície do asfalto aliada à pequena probabilidade dos pneus esquentarem demais por conta das possíveis altas temperaturas da pista, decidimos fazer esta troca com a aprovação unânime das 11 equipes", afirmou o dirigente.


Endereço da página:

Links no texto: