Folha de S. Paulo


Com boa atuação de garotos, Santos goleia Botafogo e avança à semifinal

As lembranças desagradáveis que os santistas tinham de enfrentar o Botafogo no Pacaembu transformaram-se em êxtase nesta quinta-feira (16).

No mesmo estádio onde há 19 anos perdeu o título brasileiro para o adversário carioca, o Santos não sentiu falta de Robinho (expulso no jogo de ida), fez 5 a 0 no Botafogo e garantiu sua vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Na próxima fase, o adversário será o Cruzeiro.

O esquema montado pelo treinador Enderson Moreira, com os velozes Gabriel, Geuvânio e Rildo à frente, encurralou o Botafogo desde o começo da partida. Arouca e Lucas Lima trabalhavam a posse de bola no meio de campo e davam bons passes. O goleiro Andrey, do Botafogo, a serviço da seleção brasileira olímpica há poucos dias, via-se em apuros seguidas vezes.

Não demorou muito para o Santos sair na frente. Logo aos 6 minutos de jogo, Mena tabelou com Lucas Lima pela esquerda e cruzou para o meio da área. Gabriel entrou em diagonal e apenas tocou na bola para fazer gol em Andrey.

Três minutos depois, em cobrança de escanteio de Lucas Lima, David Braz subiu entre seus marcadores e, de cabeça, ampliou a vantagem do Santos para 2 a 0. O goleiro Andrey saiu mal do gol no lance.

O Botafogo esboçou alguma reação apenas aos 34 minutos, quando Wallyson acertou o travessão de Vladimir em cobrança de falta. Nesse momento, o time ia com tudo para cima do Santos.

Mas logo na sequência, o time paulista devolveu com um gol. Em contra-ataque, Lucas Lima disparou em velocidade, driblou Andrey e colocou 3 a 0 no placar.

Veja vídeo

O segundo tempo começou como o primeiro: predomínio santista, com facilidade para chegar ao ataque, e péssimo desempenho dos zagueiros do Botafogo. A diferença foram as grandes defesas de Andrey, que impedia a ampliação da vantagem.

Aos 17 minutos, mais um gol. Após mais uma boa cobrança de falta de Lucas Lima, um dos destaques, Gabriel desviou, Andrey fez grande defesa, mas a bola sobrou para David Braz fazer seu segundo gol no jogo.

O Botafogo já não demonstrava poder algum de reação. No entanto, o Santos não diminuía o ímpeto ofensivo. Aos 23 min, 5 a 0: Geuvânio passa pelo marcador, tenta driblar Andrey e a bola sobra para Gabriel, que chuta em cima de Bolatti. Então Geuvânio emendou um "sem pulo" para aumentar a goleada.

A partir daí, diante da goleada desenhada, o Santos diminuiu o ritmo, e o Botafogo não teve mais energias para diminuir o prejuízo.

Antes do final do jogo, Matheus Menezes, do alvinegro carioca, ainda foi expulso por carrinho violento em Rildo.


Endereço da página:

Links no texto: