Folha de S. Paulo


Atrás de Pelé, Neymar é o segundo mais jovem a chegar aos 40 gols

Neymar acordou resfriado na manhã desta terça (14), sentia o corpo mole e não estava se sentindo bem. Bastou entrar em campo para enfrentar o Japão pela seleção, em Cingapura, para mandar o mal estar para bem longe.

Ele fez os quatro gols da goleada do Brasil e tornou-se o quinto maior artilheiro da história da seleção.

Neymar atingiu a marca de 40 gols, ultrapassando Bebeto, que tem 39, e está atrás apenas de quatro dos mais importantes jogadores da história do futebol brasileiro: Pelé, Ronaldo, Romário e Zico.

Com 22 anos e oito meses, ele é o segundo mais jovem a a fazer 40 gols pela seleção, perdendo apenas para Pelé, que atingiu a marca dois meses mais novo do que Neymar, em 1963.

Editoria de Arte/Folhapress

O atacante do Barcelona reconhecera ter ficado devendo na vitória do Brasil sobre a Argentina por 2 a 0 no sábado (11), quando perdeu dois gols feitos. Compensou em dobro contra os japoneses, superando o resfriado e o péssimo gramado do Estádio Nacional de Cingapura.

O último jogador a marcar quatro vezes com a camisa da seleção havia sido Romário, em 2000, na vitória de 6 a 0 sobre a Venezuela.

"É uma honra estar lá em cima, ao lado de tantos craques como tem o Brasil", disse o jogador, que levou a bola do jogo para Barcelona como recordação.

Neymar nem começou tão bem a partida. Errando passes e exagerando nas firulas, parecia não ser o seu dia. Ainda assim, o público reagia com euforia sempre que tocava na bola. E ele não desapontou os 52 mil espectadores.

Aos 17 minutos, Diego Tardelli lançou Neymar em profundidade e ele driblou o goleiro Kawashima para abrir o placar. O teto do estádio se encheu de luzes formando a palavra "GOAL", enquanto música em alto volume completava o clima de discoteca.

No intervalo, Neymar continuou em destaque, estrelando o comercial de um colchão japonês no telão.

Dunga substituiu três jogadores de uma vez no intervalo, colocando Mário Fernandes, Everton Ribeiro e Philippe Coutinho nos lugares de Danilo, Willian e Oscar.

O Brasil melhorou e Neymar voltou a marcar logo aos 2 minutos, quase numa repetição do primeiro gol, desta vez em lançamento de Philippe Coutinho. Os outros dois gols dele tiveram participação de Kaká, que ganhou nova chance com Dunga.

DUNGA 100%

Foi a quarta vitória em quatro partidas da seleção, sem tomar gols, desde que Dunga voltou ao comando da equipe, após a queda na Copa, com o 7 a 1 para a Alemanha.

Dunga disse que se preocupa em montar um esquema em que Neymar possa ter liberdade e elogiou a alegria com que o atacante continua jogando, mesmo depois de marcar dois ou três gols.


Endereço da página:

Links no texto: