Folha de S. Paulo


Neymar faz quatro gols e comanda vitória do Brasil sobre o Japão

Com uma atuação de gala de Neymar, o Brasil goleou o Japão por 4 a 0, com quatro gols de seu camisa 10, nesta terça-feira (14), em Cingapura.

A seleção conseguiu superar a péssima qualidade do gramado em Cingapura, que foi compensada pelos organizadores do amistoso com muita areia, o que segurava o ritmo do jogo e dificultava a troca de passes das duas equipes.

O Brasil volta a atuar daqui um mês, quando terá dois amistosos em novembro. No dia 12, joga em Istambul, contra a Turquia, e no dia 18 encara a Áustria, em Viena. A convocação será feita já na próxima semana.

O JOGO

Dunga promoveu somente uma mudança na equipe titular em relação ao time que entrou em campo na vitória sobre a Argentina em Pequim. Com uma lesão muscular na coxa, David Luiz deu lugar ao zagueiro Gil, do Corinthians, que pela primeira vez foi titular da seleção brasileira.

O Japão começou a partida sem suas maiores estrelas. Kagawa apresentou sintomas de concussão após um choque em amistoso contra a Jamaica na semana passada e sequer viajou a Cingapura. Já o meia Honda entrou no jogo somente após o intervalo.

A má qualidade do gramado dificultava as trocas de passes. Mesmo assim, o Brasil se impôs desde o início da partida. Aos 16min, Neymar cobrou falta com categoria na junção das duas traves.

Um minuto depois, o camisa 10 recebeu bom lançamento de Diego Tardelli, driblou o goleiro Kawashima e tocou para o gol.

No intervalo o técnico Dunga colocou em campo o lateral Mário Fernandes e os meias Éverton Ribeiro e Phillipe Coutinho.

E foi de Phillipe Coutinho a assistência para o segundo gol brasileiro. O jogador do Liverpool deixou Neymar na cara do gol para marcar.

O Japão ofereceu muitos espaços na segunda etapa, quando o Brasil passou a investir em jogadas de contra-ataque puxadas por Éverton Ribeiro e Phillipe Coutinho, e formou sua goleada.

Aos 31 min, Kaká cabeceou uma bola na trave em sua primeira participação na partida. Na sobra, Phillipe Coutinho chutou, o goleiro Kawashima fez a defesa e Neymar marcou no rebote.

O quarto gol do Brasil e o quarto de Neymar veio logo depois, aos 35min. Robinho e Kaká fizeram uma boa trama na área japonesa. O meia dominou e cruzou na cabeça do camisa 10, que subiu e testou com liberdade para o fundo do gol.


Endereço da página:

Links no texto: