Folha de S. Paulo


País-sede, Marrocos pede adiamento da Copa das Nações por temor do ebola

O Marrocos, país-sede da Copa das Nações Africanas de 2015, pediu à Confederação Africana de Futebol o adiamento do torneio previsto para acontecer de 17 de janeiro a 8 de fevereiro, por conta da recente propagação do vírus ebola. A informação é da RFI (Rádio França Internacional).

O Ministério da Saúde do Marrocos teme maior propagação do vírus durante a competição. O Ministério quer evitar "reuniões daqueles que fazem parte de países atingidos pelo ebola". A amplitude da epidemia na África Ocidental, e o número de torcedores dessa parte de continente que costumam ir à competição, fizeram com que o Marrocos optasse pela precaução.

A agência de informação Maghreb Arabe Press cita um comunicado do Ministério da Juventude e dos Esportes, segundo o qual uma delegação oficial marroquina deve encontrar dirigentes da Confederação Africana na semana que vem "para examinar as medidas para se colocar em prática o adiamento".

"Para os esportistas, será uma pena", disse o presidente da Federação Senegalesa de Futebol, Augustin Sengor.

"A saúde pública está acima de tudo. Somos apaixonados pelo esporte, mas nós sabemos também que há parâmetros sobre os quais não temos controle", acrescentou.

SOLIDARIEDADE

Nas últimas semanas, o Marrocos tem recebido partidas de equipes nacionais cujos jogos foram desmarcados por conta da epidemia do ebola. Neste sábado, Guiné e Gana se enfrentaram no estádio Mohammed V, em Casablanca, a maior cidade do Marrocos.

Fadel Senna/AFP
Soumah Seydouba, da Guiné, disputa a bola com jogadores de Gana em Casablanca, no Marrocos
Soumah Seydouba, da Guiné, disputa a bola com jogadores de Gana em Casablanca, no Marrocos

Endereço da página: