Folha de S. Paulo


Corinthians vence líder Cruzeiro no Mineirão e continua na cola do G-4

Mesmo com um time bastante desfalcado, o Corinthians conseguiu suportar a pressão do Cruzeiro no Mineirão e venceu o confronto por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (8), em encontro válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado fora de casa, a equipe do técnico Mano Menezes, que não contou com os titulares Gil, Elias, e Guerrero, convocados para as suas respectivas seleções, e o volante Ralf, ainda lesionado, chegou à quinta colocação, com 46 pontos, a mesma pontuação do Grêmio, o primeiro time do G-4.

De quebra, foi a segunda vitória do time paulista sobre o líder da competição, já que os corintianos também havia vencido o adversário no 1º turno por 1 a 0, em jogo disputado no Canindé. Desta vez, o gol da partida foi anotado pelo atacante Luciano, que começou o duelo no banco de reservas, aos 27min do segundo tempo.

Já o Cruzeiro, que também teve desfalques importantes como o zagueiro Dedé, e os meias Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, continuou na ponta da tabela, com 56. No entanto, os mineiros podem ver a diferença para o vice-líder cair novamente para seis pontos, caso o Internacional vença a Chapecoense nesta quinta (9).

Veja vídeo

O Corinthians veio a campo com uma proposta bastante defensiva, principalmente, no primeiro tempo. O objetivo era evitar dar espaços para a velocidade do ataque mineiro e apostar somente nos contra-ataques com Malcom e Romero.

Mesmo com muita marcação no meio de campo, o time paulista teve muitas dificuldades de anular as jogadas dos laterais do Cruzeiro, Mayke e Egídio. Com isso, a equipe da casa cruzou algumas bolas aéreas que levaram perigo ao goleiro Cássio nos minutos iniciais.

Mas foi em um chute de fora da área que o camisa 12 alvinegro fez a melhor defesa antes do intervalo. Aos 19min, após rápido contra-ataque do Cruzeiro, Willian passou para Marcelo Moreno, que chutou da entrada da área e obrigou Cássio a fazer bela intervenção, espalmando a bola para escanteio.

Com o decorrer do tempo, o time corintiano conseguiu reequilibrar a partida e ficou com mais posse de bola no campo de ataque no final da etapa inicial. E, por pouco, não abriu o placar em duas jogadas de bola parada.

Aos 35min, Renato Augusto cobrou falta da intermediária e bola bateu de raspão no travessão do goleiro Fábio. Depois, aos 40min, após cobrança de escanteio, o zagueiro Anderson Martins cabeceou firme, mas à esquerda da meta cruzeirense.

No segundo tempo, o Cruzeiro permaneceu com mais posse de bola do que o Corinthians e teve mais presença ofensiva até o apito final.

O técnico Mano Menezes então promoveu a entrada de Luciano no lugar de Romero para tentar dar mais velocidade aos contragolpes da equipe. E a mudança surtiu o efeito esperado.

Aos 27min, após belo contragolpe criado por Petros, Luciano invadiu a grande área do Cruzeiro e chutou cruzado e rasteiro, sem chances para o goleiro Fábio.

Reprodução
Estatísticas do Datafolha do jogo entre Cruzeiro x Corinthians
Estatísticas do Datafolha do jogo entre Cruzeiro x Corinthians

Endereço da página:

Links no texto: