Folha de S. Paulo


Piloto francês da F-1 sofre grave lesão cerebral e passa por cirurgia

O piloto francês Jules Bianchi, da Marussia, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Mie, na região de Suzuka, depois de passar por uma cirurgia para tratar de uma lesão cerebral.

De acordo com a assessoria de imprensa da Ferrari, equipe da qual Bianchi faz parte do programa de jovens talentos, o francês de 25 anos respira sem o auxilio de aparelhos.

O hospital para o qual o piloto foi levado anunciou que mais informações sobre o estado de saúde do piloto da Marussia só serão dadas na segunda-feira (6).

O acidente de Bianchi aconteceu na 44ª volta do GP do Japão. Por conta da chuva, o carro do francês aquaplanou e ele perdeu o controle, chocando-se na traseira de um guindaste que estava na caixa de brita para retirar o carro de Adrian Sutil, que havia escapado da pista, no mesmo local, duas voltas antes.

Bianchi foi atendido no centro médico de Suzuka e imediatamente transferido para o hospital, onde passou por cirurgia. De acordo com as primeiras informações da FIA, o francês sofreu uma grave lesão cerebral.

De acordo com a assessoria de imprensa da FIA, Bianchi foi levado de ambulância ao hospital porque o helicóptero médico não podia levantar voo por conta das condições climáticas.

O GP do Japão aconteceu sob muita chuva e terminou nove voltas antes do previsto por conta do acidente com Bianchi. O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, ficou com a vitória, seguido por Nico Rosberg, também da Mercedes, e Sebastian Vettel, da Red Bull.

Para o brasileiro Felipe Massa, sétimo colocado na prova, a prova deveria ter sido paralisada pelo menos cinco voltas antes por conta da forte chuva que atrapalhava a visibilidade dos pilotos.

"A pista estava super complicada de guiar e cinco voltas antes eu já estava gritando no rádio porque tinha muita água na pista", afirmou o piloto da Williams.


Endereço da página:

Links no texto: