Folha de S. Paulo


Ceni marca, São Paulo vence o Grêmio e volta a vencer após 4 partidas

Lucas Uebel/Grêmio
Felipe Bastos (esq.) e Alan Kardec disputam jogada durante partida pelo Brasileiro na Arena do Grêmio
Felipe Bastos (esq.) e Alan Kardec disputam jogada durante partida pelo Brasileiro na Arena do Grêmio

Em um grande jogo em Porto Alegre, o São Paulo venceu o Grêmio por 1 a 0, e voltou a sonhar no Campeonato Brasileiro. O time do Morumbi encerrou um jejum de quatro jogos sem vencer no nacional e baixou a vantagem do Cruzeiro para oito pontos. O time mineiro enfrenta o Inter-RS, em jogo que será realizado ainda neste sábado (4).

O gol solitário do jogo foi marcado pelo capitão Rogério Ceni, aos 9 minutos do segundo tempo, após converter uma cobrança de pênalti cometido por Rhodolfo em Alan Kardec.

Este gol marcou o fim da invencibilidade de nove partidas do Grêmio e também do goleiro Marcelo Grohe, que ficou 803 minutos sem ser vazado. A última vez que o camisa 1 gremista tinha levado um gol havia sido na vitória sobre o Corinthians, por 2 a 1, oportunidade em que Guerrero balançou as redes.

Com o resultado, o São Paulo chega a 46 pontos e se consolida na 3ª posição. O time tem um ponto a menos do que o Inter-RS, vice-líder, que perdeu para o Cruzeiro.

Na 27ª rodada, os times voltam a campo na quarta-feira (8). Às 19h30, o São Paulo recebe o Atlético-PR, no Morumbi. Mais tarde, às 22h, o Grêmio tem a visita do Sport, na Arena Grêmio.

Veja vídeo

O JOGO

O Grêmio começou o jogo em ritmo acelerado e teve duas ótima oportunidades de gol logo aos 3 minutos. Dudu roubou a bola de Hudson, tocou para Luan, que invadiu a área e bateu no canto direito para defesa parcial de Rogério Ceni. Na sobra, o próprio Luan finalizou de novo e Paulo Miranda salvou em cima da linha.

O time de Felipão manteve a marcação pressão e impedia que o São Paulo conseguisse impor seu ritmo de jogo.

A primeira chegada são-paulina só aconteceu aos 17 minutos. Kaká puxou o ataque pela esquerda e cruzou para a área, Pará fez o corte parcial e Paulo Henrique Ganso bateu de fora da área e Marcelo Grohe defendeu com segurança.

O São Paulo voltou a levar perigo aos 21 minutos. Pato recebeu passe na esquerda, invadiu a área e finalizou de pé esquerdo para ótima defesa de Marcelo Grohe, espalmando para escanteio. Na cobrança, Kaká bateu fechado, Grohe desviou, a bola resvalou no travessão e a defesa afastou o perigo.

O duelo permaneceu muito brigado e o Grêmio quase abriu o placar em chute de fora da área de Fellipe Bastos, aos 32 minutos. Rogério Ceni pulou no canto esquerdo e desviou para escanteio.

No minuto seguinte foi a vez de Zé Roberto aparecer livre na esquerda e finalizar, a bola desviou em Paulo Miranda e Edson Silva salvou em cima da linha.

A última chance são-paulina no primeiro tempo foi com Kaká, aos 40 minutos. Hudson desceu pela direita e cruzou, Alan Kardec fez o corta luz e o camisa 8 teve a chance de finalizar, mas bateu para fora.

Logo aos 8 minutos da etapa complementar, Alan Kardec foi derrubado por Rhodolfo na área. Rogério Ceni bateu no canto direito e venceu o goleiro Marcelo Grohe. O arqueiro gremista estava há 803 minutos sem ser vazado.

A resposta gremista aconteceu aos 17 minutos. Zé Roberto desceu pela esquerda e cruzou, Barcos desviou e Dudu completou para defesa de Rogério Ceni.

Mesmo com maior posse de bola, o Grêmio não conseguiu traduzir essa superioridade em chances reais de gol. O time de Felipão tocou a bola no meio campo, mas sempre falhou no passe final e os atacantes Barcos e Dudu não tiveram novas oportunidades de finalização.

A última chance gremista foi com o atacante Dudu, aos 41 minutos. Ele recebeu passe na área, fintou o primeiro defensor e bateu firme. A bola amorteceu na zaga e Edson Silva afastou o perigo.

Folhapress
Estatísticas do Datafolha do jogo entre Grêmio e São Paulo
Estatísticas do Datafolha do jogo entre Grêmio e São Paulo

Endereço da página:

Links no texto: