Folha de S. Paulo


Grêmio revoga veto e libera uso de instrumentos da torcida Geral

Nesta sexta-feira (3), por meio de nota oficial no site do clube, o Grêmio revogou o veto que proibia o uso de instrumentos e materiais de identificação da torcida Geral na Arena do Grêmio, aplicado após torcedores que ocupam a arquibancada Norte terem entoado cânticos com a palavra "macaco" em partida contra o Bahia - a primeira após o episódio de injúrias raciais direcionadas ao goleiro Aranha, do Santos, pela Copa do Brasil. O evento resultou na eliminação do clube da competição.

Pedro H. Tesch/Brazil Photo Press/Folhapress
O goleiro Aranha aponta para torcedores do Grêmio após sofrer ofensa racista
O goleiro Aranha aponta para torcedores do Grêmio após sofrer ofensa racista

No entanto, a liberação foi concedida, a principio, apenas para as duas próximas partidas, contra São Paulo e Sport, respectivamente.

A atitude foi tomada pela instituição pois a torcida demonstrou "bom comportamento" diante das medidas administrativas adotadas pela direção e cooperação no caso de injúrias raciais contra o goleiro Aranha. O clube divulgou que qualquer nova ocorrência acarretará no retorno da suspensão total de atividades.

O Grêmio também condicionou as atividades da torcida ao cadastro de integrantes da torcida organizada.

Reprodução
Torcedora gremista xinga Aranha de
Torcedora gremista chama Aranha de "macaco"

Confira a nota oficial na íntegra:

"Em face ao bom comportamento da torcida organizada Geral do Grêmio verificado após as medidas administrativas adotadas no dia 1º de Setembro de 2014, bem como a pró-atividade na solução dos problemas envolvendo os cânticos entoados na Arena e a cooperação no sentido de identificar os responsáveis por atos de injúria racial, o Conselho de Administração do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, no uso de suas atribuições, resolve:

a) Em comum acordo, liberar o uso dos instrumentos e dos materiais de identificação da torcida Geral do Grêmio nos dois próximos jogos da Arena, contra São Paulo e Sport, respectivamente, ficando cientes, seus integrantes, que qualquer nova ocorrência acarretará no retorno da suspensão total de atividades, conforme anteriormente.

A retomada das demais atividades, tais como a aquisição de ingressos, a utilização da marca do Clube, entre outras, fica condicionada ao envio, às autoridades competentes, do cadastro dos integrantes da torcida organizada, conforme determinado no Estatuto do Torcedor e consoante ao acordo assinado pelas partes junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Ao revogar parcialmente os efeitos da suspensão, o Grêmio reitera sua busca por construir, com diálogo e transparência, uma convivência pacífica entre todos os seus torcedores. Que a união de esforços resulte em uma Arena vibrante e decisiva que impulsione a equipe rumo às vitórias, mas sempre prevalecendo o respeito ao próximo e à Instituição".


Endereço da página:

Links no texto: