Folha de S. Paulo


Hulk volta a ser vítima de insultos racistas na Rússia

O jornal russo Sport Express noticia que o atacante brasileiro Hulk, do Zenit, foi vítima de insultos racistas em partida contra o Spartak de Moscou no último sábado (27), pelo Campeonato Russo.

Segundo o jornal, o chefe da comissão disciplinar da Federação Russa de Futebol, Artur Grigoryants, afirmou que foi iniciada uma investigação após um delegado da partida ter ouvido coros de imitação de macaco dirigidos a Hulk por duas vezes durante o jogo.

Hulk, que assinou com o Zenit em 2012, afirmou ter ouvido imitações de macaco de grandes grupos de pessoas.

No dia seguinte (28), a Federação Russa suspendeu por dois jogos o zagueiro congolês Christopher Samba, do Dínamo de Moscou, por ter feito um gesto obsceno a torcedores do Torpedo Moscou após ter ouvido ofensas racistas.

HISTÓRICO

Os incidentes racistas têm se repetido com frequência nos últimos anos do futebol russo.

Em 2008, o Zenit correu o risco de ser eliminado da Copa da Uefa por insultos racistas direcionados a jogadores negros do Olympique de Marselha.

Em 2011, o lateral brasileiro Roberto Carlos, à época no Anzhi, saiu de campo após um torcedor arremessar uma banana em sua direção.

Em outubro de 2013, o CSKA Moscou teve que jogar apenas com parte de sua torcida após insultos ao volante Yaya Touré, do Manchester City.

Miguel A. Lopes/Efe
O atacante Hulk em campo pelo Zenit
O atacante Hulk em campo pelo Zenit

Endereço da página:

Links no texto: