Folha de S. Paulo


Em prova conturbada, Lorenzo vence e Márquez é apenas o 13º na MotoGP

Em uma prova extremamente confusa, debaixo de chuva, o pódio não poderia deixar de surpreender. Na etapa de Aragón, na Espanha, da MotoGP, o espanhol Jorge Lorenzo, da Yamaha, foi o vencedor. Seu compatriota Aleix Espargaro, da Forward Yamaha, completou em segundo, e o britânico Cal Crutchlow, da Ducati, fechou o pódio.

"Que corrida, incrível! Tudo aconteceu hoje, nosso esporte é louco e cheio de altos e baixos. Você tem de estar muito focado nessas condições [de chuva]", afirmou Lorenzo.

Ainda assim, o destaque negativo da prova ficou por conta das quedas do líder da temporada, o espanhol Marc Márquez, da Honda, e o terceiro colocado, o italiano Valentino Rossi, da Yamaha. O primeiro ainda conseguiu voltar à prova, completando-a na 13ª colocação, uma à frente do vice-líder do campeonato e seu companheiro de equipe, o espanhol Dani Pedrosa.

"A corrida de hoje foi difícil, porque eu e muitos outros pilotos nunca experimentamos as condições de pista de hoje. Foi uma pena ter começado a chover", comentou Márquez.

Já Rossi não teve a mesma sorte. O italiano heptacampeão da categoria foi levado ao hospital com uma concussão. Até o momento, não foi confirmada a participação do piloto na próxima etapa da categoria.

Segundo a diretora médica da Clínica Móvel, Michele Zasa, Rossi sofreu uma concussão "com suspeita de perda de consciência". Ela ainda afirmou que, do ponto de vista neurológico, o piloto se recuperou muito bem. De acordo com a médica, ele será observado nas próximas horas, "mas não há razões para preocupação".

A próxima prova da MotoGP acontece no dia 12 de outubro, no Circuito de Motegi, no Japão. A liderança do campeonato continua nas mãos de Márquez, com 292 pontos, seguido por Pedrosa, com 217, e Rossi, com 214. Com a vitória, Lorenzo encostou nos líderes, com 202 pontos.

Jaime Reina/AFP
Aleix Espargaro (esq) e Cal Crutchlow (dir) olham Jorge Lorenzo vibrar com a vitória na MotoGP
Aleix Espargaro (esq) e Cal Crutchlow (dir) olham Jorge Lorenzo vibrar com a vitória na MotoGP

Endereço da página: