Folha de S. Paulo


Brasil bate Turquia de virada e se mantém invicto no Mundial de vôlei

Divulgação/FIVB
Jaqueline tenta passar pelo bloqueio da Turquia
Jaqueline tenta passar pelo bloqueio da Turquia

A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a Turquia de virada por 3 sets a 2 (17/25, 22/25, 25/19, 25/21 e 15/10) e manteve a invencibilidade no Mundial da Itália, neste sábado (27).

A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães não havia perdido um set sequer nas três primeiras partidas no torneio, após vitórias sobre Bulgária, Camarões e Canadá. As turcas foram as únicas a terem vencido o Brasil na campanha do título do Grand Prix, há um mês, e voltaram a dar trabalho.

Apresentando mais erros que o normal, as brasileiras compensaram as falhas com um eficiente sistema de bloqueio. Foram 24 pontos neste fundamento, especialmente com Fabiana, maior pontuadora brasileira ao converter 17 bolas.

Neste domingo (28), às 15h, a seleção volta à quadra para decidir o primeiro lugar de seu grupo contra a Sérvia.

O JOGO

No primeiro set, a Turquia pontuou em todos os fundamentos e não cometeu nenhum erro. Já as brasileiras cometeram quatro e saíram derrotadas por 25 a 17.

A segunda parcial foi mais equilibrada. O Brasil chegou a marcar seis pontos consecutivos e virou o placar, mas uma sequência de bloqueios das turcas deu o set à seleção europeia.

Melhores no terceiro set, as brasileiras chegaram a abrir nove pontos. A vantagem caiu para três, mas as brasileiras se recuperaram e fecharam a parcial por 25 a 19.

O quarto set foi o mais equilibrado, com nenhuma das equipes conseguindo abrir uma vantagem superior a dois pontos. Na reta final, o ataque brasileiro foi mais eficiente e, com quatro pontos consecutivos, venceu por 25 a 21.

No set decisivo, as turcas cometeram mais erros e o Brasil voltou a fazer a diferença nos bloqueios. Vitória no tie break por 15 a 10 e manutenção da invencibilidade brasileira.


Endereço da página:

Links no texto: