Folha de S. Paulo


Corinthians joga mal, perde em Florianópolis e deixa o G-4

Após a bela vitória sobre o São Paulo no último domingo (21), o Corinthians voltou a mostrar apatia dentro de campo na noite desta quarta-feira (24) e foi derrotado por 1 a 0 pelo Figueirense, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o time do técnico Mano Menezes saiu do G-4 ao cair para a 5ª posição com os mesmos 40 pontos do Grêmio, que empatou com o Fluminense. O time gaúcho possui uma vitória a mais (11 a 10). Desde a 8ª rodada, a equipe paulista figurava entre os quatro primeiros colocados da tabela.

Esta foi a quarta derrota do Corinthians na competição. Foi o segundo revés para o time de Florianópolis, que havia vencido o duelo no 1º turno, que marcou a estreia da equipe paulista no Itaquerão. Já o Figueirense, que não vencia há quatro rodadas, chegou aos 29 pontos e se distanciou da zona do rebaixamento.

Apesar de o técnico Mano Menezes manter quase a mesma escalação que venceu o clássico no Itaquerão (a exceção foram as entradas de Uendel e Elias), o Corinthians voltou a oscilar entre bons e maus momentos na partida em Santa Catarina.

Veja vídeo

Neste jogo, no entanto, o time paulista veio com uma mudança tática em relação ao anterior. Apesar da manutenção do 4-2-3-1, Danilo é quem jogava mais centralizado, com Malcom e Renato Augusto atuando pelos lados do campo. E, assim, os corintianos começaram melhor o confronto.

Com mais posse de bola, os visitantes tiveram mais presença ofensiva, principalmente no primeiro tempo, e conseguiram envolver a marcação adversária com bons passes e ultrapassagens dos laterais Fagner e Uendel. Mesmo assim, o Corinthians teve dificuldades de superar a marcação adversária e pouco ameaçou o goleiro Tiago Volpi.

Já o Figueirense, mais objetivo quando atacava, criou as melhores chances de abrir o placar antes do intervalo. Aos 18min, Pablo chutou cruzado de fora área e o goleiro Cássio conseguiu espalmar. No rebote, o camisa 12 corintiano conseguiu travar o chute de Marco Antônio e evitou o gol dos donos da casa.

O jogo no segundo tempo começou como acabou no primeiro. O Figueirense, com mais posse de bola, enquanto o Corinthians, recuado, ficava em busca de um contra-ataque.

Porém, o time paulista ainda errava muitos passes, o que dificultava a ligação entre a defesa e o ataque. Somente depois das entradas de Jadson, Lodeiro e Luciano, os corintianos melhoraram e tiveram mais presença ofensiva até o apito final.

Aos 37min, os visitantes chegaram a acertar o travessão do Figueirense após forte chute de Guerrero dentro da área. Mas, no ataque seguinte, a equipe da casa conseguiu o gol da vitória.

Aos 38min, após cobrança de escanteio, Marcão, que havia acabado de entrar na partida, se antecipou ao goleiro Cássio e, de cabeça, decretou o 1 a 0.

Folhapress
Estatísticas do Datafolha do jogo entre Figueirense x Corinthians
Estatísticas do Datafolha do jogo entre Figueirense x Corinthians

Endereço da página:

Links no texto: