Folha de S. Paulo


Seleção olímpica vai desfalcar 11 times brasileiros, mas poupa Cruzeiro

A seleção olímpica também desfalcará clubes brasileiros na data Fifa de outubro, mas o técnico Alexandre Gallo evitou chamar um de seus jogadores preferidos, o volante cruzeirense Lucas Silva.

O clube mineiro tem dois atletas chamados por Dunga para a seleção principal.

O time olímpico, formado por jogadores de até 21 anos (que terão 23 anos em 2016, idade com que poderão disputar a Olimpíada do Rio), terá um calendário paralelo à seleção principal nas datas Fifa.

Em outubro, o jogo do dia 10 será contra o time principal da Bolívia, na Arena Pantanal, em Cuiabá. No dia 13 haverá mais uma partida, em local e com adversário ainda indefinidos. A CBF negociava para jogar na Arena das Dunas, em Natal.

Rafael Ribeiro/Divulgação/CBF
O técnico da seleção olímpica, Alexandre Gallo, durante um treino
O técnico da seleção olímpica, Alexandre Gallo, durante um treino

Gallo chamou 23 jogadores, que treinarão com ele durante todo o período, de 6 a 13 de outubro. Dos convocados, 13 atuam no futebol brasileiro, por 11 times diferentes, e boa parte é titular.

Alison, no Santos, Luan, no Grêmio, Thales, no Vasco, Douglas Coutinho, no Atlético-PR, Douglas Santos, no Atlético-MG, e até um novato de 19 anos, o zagueiro Nathan, do Palmeiras, perderão duas rodadas do Campeonato Brasileiro das Séries A e B, entre os dias 7 e 12 de outubro.

Há até uma situação curiosa: com a convocação de Andrey, a CBF desfalcará o Botafogo com seus dois principais goleiros, já que Jefferson foi chamado para o time principal, que no dia 11 de outubro enfrenta a Argentina, em Pequim, e no dia 14 do mesmo mês encara o Japão, em Cingapura.

Além de Lucas Silva, Gallo evitou chamar outro cruzeirense que era sempre lembrado em suas listas, o atacante Alisson (que é reserva na equipe comandada por Marcelo Oliveira). O único cruzeirense chamado para os jogos da seleção olímpica é o goleiro Georgemy, que não faz parte do elenco profissional.

Duas novidades também chamaram a atenção na convocação, com relação a jogadores que atuam fora do país. Primeiro foi a presença de Anderson Talisca, ex-Bahia e que está no Benfica agora. O jogador havia irritado o treinador ao se recusar a ir a um museu, em 2013, durante a disputa do torneio de Toulon, na França.

"Ele [Talisca] já esteve conosco, agora vai depender da continuidade", disse Gallo.

Já Felipe Gedoz, de 21 anos, nunca jogou profissionalmente no Brasil. Ele começou na base do Juventude-RS, mas ainda amador foi parar no Defensor, do Uruguai, onde se profissionalizou. Em meados de 2014 ele foi negociado com o Brugge, da Bélgica, e nesta quinta (18) esteve em campo contra o Torino, pela Liga Europa.

Gedoz faz parte dos jogadores monitorados por Gallo para evitar que sejam naturalizados por outras seleções, como aconteceu com o atacante Diego Costa, que atua na Espanha.

VEJA OS CONVOCADOS

Goleiros
Andrey - Botafogo
Jacsson - Inter
Georgemy - Cruzeiro

Laterais
Fabinho - Monaco (FRA)
Claudio Winck - Inter
Wendell - Bayer Leverkusen (ALE)
Douglas Santos - Atlético-MG

Zagueiros
Doria - Olympique de Marselha (FRA)
Wallace - Braga (POR)
Samir - Flamengo
Nathan - Palmeiras

Meio de campo
Alison - Santos
Matheus Biteco - Grêmio
Danilo - Braga (POR)
Fred - Shakthar Donetsk (UCR)
Rafael Alcântara - Barcelona (ESP)
Anderson Talisca - Benfica (POR)

Atacantes
Ademilson - São Paulo
Luan - Grêmio
Thales - Vasco
Douglas Coutinho - Atlético-PR
Vinícius Araújo - Standard Liége (BEL)
Felipe Gedoz - Brugge (BEL)


Endereço da página:

Links no texto: