Folha de S. Paulo


Lista de Dunga deve contar com jogadores que atuam no Brasil

Dunga divulga nesta quarta (17), às 11h, os convocados para os amistosos de outubro da seleção. E jogadores que atuam no futebol brasileiro devem aparecer na lista, apesar do pedido de Corinthians e Cruzeiro para que seus atletas não sejam chamados.

Os clubes, que cederam cada um dois jogadores para os jogos de setembro, contra Colômbia e Equador, alegaram que serão prejudicados em momentos decisivos do Brasileiro e Copa do Brasil.

Ambos disputam as primeiras posições da tabela da Série A, o Cruzeiro liderando e o Corinthians em quarto.

A seleção enfrentará no dia 11 de outubro a Argentina, em Pequim, e três dias depois, 14, o Japão em Cingapura.

A data Fifa se inicia em 6 de outubro, quando Dunga receberá os atletas na China para iniciar os treinamentos.

No período serão realizadas duas rodadas da Série A, uma delas no dia 8 de outubro com Cruzeiro e Corinthians se enfrentando, e também os jogos de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em 15 de outubro.

Dunga está em início de trabalho e quer formar uma base, por isso avalia, segundo apurou a Folha, que seria prejudicial abrir mão neste momento de qualquer jogador que esteja em seu plano.

Bruno Domingos/Mowa Press
O técnico Dunga comanda treino da seleção brasileira nos Estados Unidos
O técnico Dunga comanda treino da seleção brasileira nos Estados Unidos

Há o argumento também de que seleções de outros países, como a peruana com o corintiano Guerrero, chamarão atletas de clubes brasileiros. Na visão do treinador, a seleção brasileira acabaria prejudicada por não poder trabalhar com o que ele considera o melhor, enquanto rivais sul-americanos teriam força máxima em campo.

O que pode acontecer é o treinador relacionar apenas um atleta por clube, mas nem isso é certo.

A dupla cruzeirense Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro agradou nos treinos e jogos nos EUA, assim como Elias e Gil dos Corinthians. Dunga também analisa dar chance a jogadores do São Paulo, como Alexandre Pato, Alan Kardec e Paulo Henrique Ganso, que estão em boa fase.

Também nesta quarta, Alexandre Gallo deve convocar a seleção olímpica, com atletas entre 20 e 21 anos, para amistosos de outubro (ainda sem rivais e locais definidos). Ele também poderá convocar atletas que atuam no Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: