Folha de S. Paulo


Após sofrer 1º revés, Brasil precisa vencer Rússia pelo Mundial de vôlei

Atual tricampeão, o Brasil precisa vencer a Rússia a partir das 15h25 (de Brasília) desta quarta-feira (17), em Lodz, para não ser eliminado do Mundial da Polônia.

A equipe vinha de nove triunfos consecutivos e era a única invicta do campeonato, mas foi batida nesta terça-feira (16) pela anfitriã por 3 sets a 2 (com parciais de 25/22, 22/25, 14/25, 25/18 e 17/15).

Agora com um ponto ganho contra dois dos donos da casa no Grupo H, precisa de uma vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 (que rendem três pontos) sobre os russos para ficar entre os dois classificados para as semifinais.

Um placar favorável de 3 a 2 (que rende um ponto) obriga a seleção de Bernardinho a aguardar o duelo entre Rússia e Polônia, na quinta-feira (18), para definição das vagas.

Uma eventual derrota nesta quarta elimina o time.

O retrospecto diante dos russos, recentemente, é de altos e baixos. O Brasil venceu os rivais por 3 sets a 1 no domingo (14), pela segunda fase deste Mundial, e nas finais da Liga Mundial, em Florença, em julho.

Mas, em jogos decisivos, os europeus têm sobressaído. Triunfaram na final da Liga Mundial de 2013 e na disputa pelo ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Até por isso, uma vitória sobre a Polônia teria sido fundamental. Mas Bernardinho não pôde escalar Murilo, um dos capitães do time, que teve um estiramento na coxa direita. O oposto titular, Wallace, iniciou o confronto no banco, com torção no tornozelo esquerdo. O técnico promoveu as entradas de Lipe e Leandro Vissotto, respectivamente, em seus lugares.

Com as mudanças, a seleção padeceu com altos e baixos e demonstrou uma inconstância que ainda não havia aparecido no torneio.

Após abrir quatro pontos de vantagem no primeiro set, cedeu a virada. Reagiu e dominou as duas parciais seguintes, mas voltou a ser instável e decaiu no quarto set, que foi repleto de provocações de ambos os lados.

A Polônia chegou a abrir 7 a 2 no tie-break. O Brasil, porém, se recuperou e esteve a um ponto de obter o triunfo.

Impulsionados por mais de dez mil torcedores, os europeus reagiram e selaram o resultado depois que o desafio de vídeo flagrou um desvio em bloqueio de Sidão, que inverteu decisão do árbitro.

"Foi um jogo complicado, especialmente no último ponto, que foi polêmico. Infelizmente, sofremos a primeira derrota e temos que focar no jogo contra a Rússia", disse Lucarelli, autor de 16 pontos.

"Sem o Murilo, perdemos no passe, mas ganhamos no ataque com o Lipe. Agora, vamos entrar com tudo para não dar chances à Rússia", afirmou o oposto Wallace.

NA TV
Brasil x Rússia
15h25 SporTV


Endereço da página:

Links no texto: