Folha de S. Paulo


Com gol de Ceni, São Paulo vence e diminui vantagem do Cruzeiro

Com o apoio da torcida que lotou o estádio do Morumbi, o São Paulo venceu o Cruzeiro por 2 a 0, na tarde deste domingo (14), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os gols de Rogério Ceni, de pênalti, e Alan Kardec fizeram o time do Morumbi encostar no adversário e continuar na disputa pelo título da competição. Com a vitória, a equipe são-paulina chegou aos 42 pontos e diminuiu a distância para os mineiros, ainda líderes da classificação, para apenas quatro.

De quebra, o São Paulo aumentou ainda mais a sua invencibilidade no Nacional. Agora, a equipe do técnico Muricy Ramalho está há nove jogos sem perder, sendo sete vitórias e dois empates.

Mesmo com o Morumbi lotado, quem dominou as ações da partida, principalmente no primeiro tempo, foi o time mineiro. Melhor postado em campo, o Cruzeiro dificultava a saída de bola do São Paulo com muita marcação no seu campo ofensivo e, quando atacava, conseguia impor boa troca de passes e jogadas com os seus laterais, Mayke e Ceará.

Com isso, os visitantes tiveram as melhores chances de abrir o placar antes de sofrer o gol. Primeiro, aos 18min, após roubada de bola no campo de ataque, Ricardo Goulart chutou de longe e quase encobriu o goleiro Rogério Ceni. A bola passou por cima do travessão, caindo na rede atrás do gol.

Veja vídeo

Depois, aos 27min, após rápido contragolpe, o mesmo Ricardo Goulart tabelou com Marcelo Moreno e, ao invadir a grande área, chutou no alto para excelente defesa do goleiro são-paulino.

Antes do intervalo, no entanto, os cruzeirenses beberam do próprio veneno aos 32min, quando erraram uma saída de bola graças à marcação pressão do São Paulo e viram o zagueiro Dedé, ao ser fintado, derrubar Ganso dentro da grande área. Na cobrança, Rogério Ceni chutou no meio do gol e fez 1 a 0.

Na etapa final, o Cruzeiro se lançou ao campo de ataque em busca do empate. O técnico Marcelo Oliveira chegou a tirar o volante Lucas Silva para colocar o atacante Dagoberto. E, assim, a equipe de Belo Horizonte continuou com mais presença ofensiva.

Porém, ao mesmo tempo, o São Paulo começou a encontrar os espaços nos contra-ataques e ameaçar o gol cruzeirense. Mas, o segundo gol veio em uma jogada de bola parada.

Aos 25min, após cobrança de escanteio, Alan Kardec cabeceou no susto e o goleiro Fábio fez excelente defesa no reflexo. No rebote, o mesmo atacante chutou forte e ampliou a vantagem para a equipe do Morumbi.

No final, Kaká teve duas boas chances de aumentar o marcador. Mas, os chutes do camisa 8 são-paulino pararam nas mãos do goleiro Fábio.

SEGUNDO MAIOR PÚBLICO DO BRASILEIRO

A partida deste domingo foi a de segundo maior público no Campeonato Brasileiro. Foram 58.627 torcedores presentes no Morumbi, ficando atrás somente do público total de 59.680 pessoas no jogo entre Flamengo e Grêmio, no Maracanã. A média são-paulina, no entanto, é a maior do torneio: 32.095 torcedores por partida.

Reprodução
Estatísticas do Datafolha do jogo São Paulo x Cruzeiro
Estatísticas do Datafolha do jogo São Paulo x Cruzeiro

Endereço da página:

Links no texto: