Folha de S. Paulo


São Paulo e Cruzeiro contrapõem ataques

Cruzeiro e São Paulo, líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, se enfrentam neste domingo (14), no Morumbi, em um duelo que medirá forças entre os dois melhores ataques da competição.

O time mineiro, que tem 46 pontos, marcou 43 gols. Tem os artilheiros do torneio, Marcelo Moreno e Ricardo Goulart, ambos com dez gols, e o líder de assistências, Everton Ribeiro, com oito passes.

Já o São Paulo, com 39 pontos, fez 35 gols e é o segundo melhor ataque. Tem o terceiro maior goleador, Pato, com oito gols, e vice-líder em assistências, Ganso, com sete.

Além disso, os dois times têm, juntos, média de 25,5 finalizações por jogo. Números que sugerem que o duelo deve ter gols e as defesas bastante dor de cabeça hoje.

"Os números indicam uma partida aberta. O Cruzeiro tem o entrosamento [como diferencial], é um time que está junto há dois anos, que foi bem planejado, errou menos que os outros no torneio", disse o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho.

"O São Paulo vem de uma sequência boa. Será uma dificuldade marcá-los. Eles movimentam muito e trocam de posição. É um time que toca muito a bola, tem criatividade e boa técnica", observou, do outro lado, o técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira.

Os dois treinadores fizeram treinos fechados nos últimos dias para tentar surpreender no ataque e não serem surpreendidos na defesa. Garantiram que vão tomar mais precações defensivas, mas sem abdicar do ataque.

Para o São Paulo não há muita escolha. Sete pontos atrás do líder, o time precisa vencer para diminuir a diferença para quatro e continuar sonhando com o título.

O time tricolor até terá força máxima. O único desfalque vinha sendo Alvaro Pereira, mas o lateral esquerdo já voltou dos compromissos com a seleção do Uruguai.

O quarteto ofensivo estará completo pelo sétimo jogo. Até aqui Ganso, Kaká, Kardec e Pato conseguiram seis vitórias em seis jogos juntos.

Do lado do Cruzeiro, Oliveira chegou a admitir que um empate não seria ruim. Mas ele tem um problema. O atacante Willian, que costuma ser sua primeira opção, foi poupado do último jogo por desgaste físico e seria reavaliado neste domingo.

O time celeste tem como opções Marquinhos, titular ante o Bahia e favorito para jogar, Alisson e Dagoberto.

Se Willian ficar fora, o quarteto ofensivo do Cruzeiro ficará desfalcado. Terá o trio Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno.

Reprodução/saopaulofc.net
Kaká (dir.) participa de treino do São Paulo ao lado de Alan Kardec (esq.) e Ganso
Kaká (dir.) participa de treino do São Paulo ao lado de Alan Kardec (esq.) e Ganso

INGRESSOS

O São Paulo espera bater o recorde de público do atual Brasileiro hoje. O clube tricolor havia vendido 41.570 entradas até o início de sábado.

O recorde atual pertence ao Flamengo, com 51.858 pagantes na partida diante do Grêmio, no Maracanã, no último dia 6 de setembro.

A venda de ingressos é até o início do jogo. As arquibancadas estão esgotadas.

Douglas Magno/AFP
Ricardo Goulart durante jogo da Taça Libertadores da América
Ricardo Goulart durante jogo da Taça Libertadores da América

Endereço da página:

Links no texto: