Folha de S. Paulo


São Paulo vence a 6ª com quarteto completo e já pressiona o Cruzeiro

Com dois gols do volante Souza, o São Paulo venceu o Botafogo por 4 a 2 na noite desta quarta-feira (10), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do returno.

Apesar de o técnico Muricy Ramalho apostar mais uma vez no quarteto ofensivo formado por Ganso, Kaká, Alexandre Pato e Alan Kardec para manter a boa fase, o destaque do time na partida foi o camisa 5 são-paulino.

Souza, além de ser importante na marcação, avançou ao campo de ataque com frequência e, como "elemento surpresa", marcou dois gols ainda no primeiro tempo. Os outros gols da equipe foram de Alan Kardec e Pato.

Com a vitória, a equipe do Morumbi, que chegou ao seu oitavo jogo seguido sem derrota na competição (seis vitórias e dois empates), diminuiu a distância para o líder Cruzeiro para somente quatro pontos. São 43 a 39.

As equipes se enfrentam no próximo domingo (14), em São Paulo. Mas, antes os mineiros ainda jogam nesta quinta,contra o Bahia, em casa. Já o Botafogo, que jogou quase todo o segundo tempo com um jogador a menos graças à expulsão de Airton, continuou com 22 pontos, ainda ameaçado pela zona do rebaixamento.

A primeira etapa do confronto foi muito intensa, com muita velocidade pelos lados do campo e com as equipes buscando o ataque a todo o momento. Assim, antes do intervalo, o placar já estava 3 a 2 para a equipe do Morumbi.

Veja vídeo

Logo aos 7min, Michel Bastos fez bela jogada individual pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Alan Kardec finalizar de bate-pronto e colocar o São Paulo na frente do marcador.

Porém, a defesa do time paulista voltou a mostrar deficiência nas jogadas de bola aérea e o Botafogo conseguiu a virada no placar desta maneira em lances parecidos em um intervalo de três minutos.

Aos 19min, após cobrança de escanteio, Zeballos desviou de cabeça na altura da primeira trave e o goleiro Rogério Ceni conseguiu espalmar. No rebote, o mesmo atacante botafoguense chutou novamente e empatou o jogo em Brasília.

Aos 22min, após nova cobrança de escanteio, o zagueiro André Bahia subiu no meio da zaga do São Paulo e cabeceou forte no canto direito de Rogério Ceni, fazendo o 2 a 1. A bola ainda bateu na cabeça de Rafael Toloi na jogada antes de entrar.

Mas, o São Paulo não desistiu e conseguiu se reequilibrar em campo após os gols sofridos. Com isso, pressionou os botafoguenses e passou novamente à frente do marcador após boas jogadas do atacante Pato, que contribuiu com os dois gols do volante Souza. Ambos dentro da grande área carioca.

Aos 36min, em rápido contra-ataque, Pato recebeu passe dentro da área e chutou cruzado. O goleiro Andrey espalmou e o camisa 5 são-paulino, no rebote, só completou para o gol vazio.

Já aos 41min, Pato, aberto pelo lado esquerdo, cruzou para Souza. O volante do São Paulo ganhou a disputa com a zaga do Botafogo e chutou cruzado, fazendo seu segundo gol no confronto.

A vida do time do Morumbi na partida foi facilitada logo aos 3min do segundo tempo, quando o meio-campista Airton, do Botafogo, deu um pisão na cabeça do atacante Pato, que estava caído no chão, e foi expulso de campo.

Com a vantagem no placar e um jogador a mais, o São Paulo, no entanto, diminuiu o ritmo e não acelerou mais toda a jogada no ataque. O time optou por manter a posse de bola para não ser atacado.

Mesmo assim, os são-paulinos ainda ampliaram a vitória com o atacante Pato aos 35min, após passe rasteiro de Osvaldo, que havia entrado no lugar de Kaká, em rápido contra-ataque.

Folhapress
Estatísticas Datafolha
Estatísticas Datafolha

Endereço da página:

Links no texto: