Folha de S. Paulo


Recurso do Grêmio será julgado em duas semanas

O recurso que o Grêmio deve apresentar contra sua exclusão da Copa do Brasil devido a ofensas raciais de seus torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos, deve ser julgado pelo pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) entre os dias 18 e 19 para não prejudicar a sequência da competição.

A intenção do órgão é esgotar juridicamente o caso antes do início das quartas de final do torneio, previsto para o dia 1º de outubro.

Com o julgamento antecipado na segunda instância, a Copa do Brasil não correria risco de ser paralisada ante a indefinição de um dos participantes da próxima fase.

A possibilidade de o torneio ser interrompido até o encerramento do caso havia sido levantada na quarta-feira (3) pelo mandatário do Grêmio, Fábio Koff, e confirmada pelo próprio presidente da 3ª comissão disciplinar do STJD, Fabrício Dazzi.

O Santos venceu o time gaúcho por 2 a 0 em Porto Alegre, na semana passada, no jogo de ida das oitavas de final. A partida de volta foi colocada em suspensão e depois cancelada pelo tribunal, que decretou os paulistas vencedores do confronto.

A exclusão gremista da Copa do Brasil foi a primeira eliminação de um time de um torneio por racismo na história do futebol brasileiro.

Segundo o jornal francês "L'Équipe", trata-se de punição inédita no mundo. Levantamento feito pela reportagem não encontrou nenhum caso semelhante no mundo nos dois últimos anos.

Pedro H. Tesch/Brazil Photo Press/Folhapress
O goleiro Aranha, do Santos, reclama de insultos racistas por parte da torcida do Grêmio
O goleiro Aranha, do Santos, reclama de insultos racistas por parte da torcida do Grêmio

Endereço da página:

Links no texto: