Folha de S. Paulo


Na apresentação, Dorival diz não saber qual o problema do Palmeiras

Apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira (3), na Academia de Futebol, o técnico Dorival Júnior, 52, disse que seu objetivo inicial é fazer um diagnóstico do Palmeiras para identificar os fatores que levaram a equipe a essa situação incômoda no Campeonato Brasileiro.

Com 17 pontos, o time está em 16º na tabela, com o mesmo número de pontos do Criciúma, 17º, que tem uma vitória a menos (5 a 4).

"Primeiro, tenho que me inteirar totalmente da situação. A retomada do equilíbrio passa por diversos fatores. É preciso detectar o que pode estar minando a equipe dentro de campo e combater o mais rápido possível", analisou o treinador. "Isso será possível a partir da vivência do dia a dia no clube e na troca de informações com funcionários e jogadores", disse.

Sem time desde dezembro de 2013, quando foi demitido do Fluminense, Dorival aproveitou esse período para resolver problemas pessoais, repensar sua trajetória profissional e conversar com pessoas do meio.

"Eu engatei um trabalho atrás do outro, saía de um clube e assumia o outro praticamente no dia seguinte. Chega um momento que é preciso dar uma parada, repensar", afirmou o técnico, acrescentando ainda que sempre conseguiu dar um retorno pelos time que treinou. "Seja com resultados, títulos, formação de um elenco ou com o aparecimento de garotos da base".

Além do Fluminense, o treinador passou nos últimos anos por Vasco, Flamengo, Inter-RS e Atlético-MG, mas sem sucesso. Seu principal trabalho foi em 2010, no Santos, ao conquistar os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

Apesar de ter jogado pelo Palmeiras e ser sobrinho de Dudu, ídolo do clube, Dorival não acredita que sua identificação possa facilitar as coisas.

"Quem está aqui é o Dorival treinador, não o jogador ou o sobrinho do Dudu, e cheguei aqui porque sou um profissional. Acredito no desenvolvimento do trabalho, de uma filosofia. Me sinto preparado e espero retribuir a confiança".

O novo comandante palestrino vai fazer sua estreia no próximo domingo (7), diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele traz para o Palmeiras o auxiliar-técnico Lucas Silvestre, que é seu filho, e o preparador físico Celso Rezende.


Endereço da página:

Links no texto: