Folha de S. Paulo


Denílson vai de encostado a destaque do São Paulo

A reação do São Paulo no Brasileiro tem como protagonista o quarteto Ganso, Kaká, Kardec e Pato, mas outro jogador tem chamado a atenção nesta fase de acensão.

O volante Denilson, 26, estava encostado no elenco no primeiro semestre e chegou a ter sua saída especulada mais de uma vez. Porém, continuou e se recuperou.

"Foi o pior momento da minha carreira. Sofri bastante. Não jogava, não era relacionado. O desânimo bateu várias vezes à minha porta, quase desisti", disse à Folha.

Até maio, Denilson tinha feito apenas dois jogos. E não tem explicação para esse período em baixa que começou no ano passado, quando o São Paulo brigava contra o rebaixamento no Brasileiro.

"A má fase atingiu a todos. Perdi a confiança. Ainda tive problemas pessoais, que não gosto de comentar", disse.

Denílson deu a volta por cima trabalhando, mas teve como suporte para se escorar sua história no clube e a história de seu pai, José Neves.

O volante começou a carreira na base são-paulina, aos 12 anos. Foi promovido em 2005. Estava no elenco campeão mundial naquele ano e campeão brasileiro em 2006. Saiu e voltou em 2011.

Hoje, perde somente para o goleiro Rogério Ceni em tempo dentro do clube. Com uma história vitoriosa, sabia que não podia desistir.

Já o pai de Denílson foi volante clássico, que sabia jogar. Defendeu clubes na Paraíba, mas abreviou a carreira por falta de oportunidade.

"Ele me inspira a continuar. Não o vi jogar profissionalmente, mas é meu herói. Devo tudo na carreira a ele."

Hoje, é mais do que simbólico para Denílson ajudar o São Paulo a brigar na parte de cima da classificação.

O volante voltou a ter chances no fim de maio. Foi escalado por Muricy Ramalho no 2 a 2 com o Atlético-PR. Recebeu elogios do técnico e desde então ficou fora de só dois jogos. Fez mais oito partidas.

Teve médias positivas para um volante, como 11,1 desarmes por jogo e 1,7 falta cometida por partida. Mas sua contribuição mais perceptível está nos passes. O índice de acerto é de 93,7%. "É uma das minhas qualidades. Na Europa [de 2006 a 2011, no Arsenal] me aperfeiçoei".

Diante do Figueirense, pelo Brasileiro, Denílson vai disputar neste domingo (31) seu 12º jogo em 2014. Sonha em ajudar na busca do título e assim coroar sua retomada.

Divulgação/saopaulofc.net
O volante Denilson participa de treino do São Paulo
O volante Denilson participa de treino do São Paulo

NA TV
Figueirense x São Paulo

16h Band e Globo (para SP)


Endereço da página: