Folha de S. Paulo


Advogado teme que Grêmio sirva de bode expiatório após caso Aranha

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Após a oficialização do julgamento que colocará o Grêmio no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta das ofensas racistas direcionadas ao goleiro Aranha de torcedores do time gaúcho contra o goleiro santista Aranha, o advogado do clube, Gabriel Vieira, afirmou que teme que a agremiação servirá de "bode expiatório".

Em entrevista à Rádio Gaúcha na noite desta sexta-feira (29), o diretor jurídico gremista disse que tem o receio de a equipe de Porto Alegre receber uma "penalização extrema" do STJD, em sessão que deve acontecer na próxima quarta-feira (3).

"A possibilidade de o Grêmio servir de bode expiatório, recebendo uma punição severa, por conta dos acontecimentos na Arena é algo que preocupa. O Grêmio é o clube certo [para uma punição severa], pois é um clube que não é benquisto no STJD e servirá de bode expiatório. Não queremos que medidas extremas sejam aplicadas. A pena para injúria racial tem que ser pesada, mas é preciso analisar que o Grêmio tem trabalhado para evitar esse tipo de coisa. Isso tem de ser levado em consideração [no julgamento]", apontou Gabriel Vieira.

O julgamento da Terceira Comissão Disciplinar do STJD poderá até eliminar o Grêmio da Copa do Brasil como punição, algo que, na visão do departamento jurídico do clube, dificilmente acontecerá.

"Esse não é um caso extremo, é um ato de cinco torcedores e o Grêmio fez medidas repressivas durante a partida. Agiu depois do jogo ajudando a delegacia de Polícia a viabilizar um inquérito policial. Que isso seja denunciado e as pessoas respondam ao processo", completou.

Após o episódio, o STJD suspendeu a partida de volta pelas oitavas de final da competição entre os dois clubes, na Vila Belmiro. O órgão definiu a suspensão após acolher pedido da Procuradoria da Justiça Desportiva, e ainda não decidiu nova data para a realização da partida.

Se for condenado com base neste artigo, o Grêmio pode ser punido com multa de R$ 100 mil e perda de três pontos na competição, o que significaria, neste caso, ser eliminado da Copa do Brasil.

Pedro H. Tesch/Brazil Photo Press/Folhapress
O goleiro Aranha reclama de insultos racistas por parte da torcida do Grêmio
O goleiro Aranha reclama de insultos racistas por parte da torcida do Grêmio

Com Lancepress


Endereço da página:

Links no texto: