Folha de S. Paulo


Candidato à voluntário da Rio-16 fará um teste para checar vocação

O comitê organizador estima que 70 mil voluntários trabalharão nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016. Serão 45 mil exclusivamente para os olímpicos (de 5 a 21 de agosto de 2016) e 25 mil para os paraolímpicos (7 a 18 de setembro).

As inscrições para os interessados em colaborar com as operações do evento começam nesta quinta-feira (28), por meio do site oficial da organização (rio2016.com).

Uma das novidades será ferramenta no Facebook para ajudar o candidato a ver para qual serviço de voluntário ele tem mais vocação.

"Será um quizz para que a pessoa saiba em qual área será melhor ela se encaixar", afirmou Flávia Fontes, gerente dos voluntários do comitê organizador.

Editoria de arte/Folhapress

Durante os Jogos, são necessários voluntários em diversas áreas: instalações, transporte, notícias, tecnologia e médica, entre outras.

"A maioria quer ficar perto do atleta. Todo mundo quer enxugar o suor do [Cesar] Cielo, mas é preciso dividir funções", resumiu.

O processo se divide em várias etapas. Em 2014, ocorrem a inscrição e primeiros testes. Em 2015, haverá uma fase de treinamento e os primeiros são selecionados e já atuam em eventos-teste da Rio-2016.

Não há remuneração. "Já estamos tendo procura. O voluntariado é muito tradicional, vem desde os Jogos de [Helsinque] 1952", prosseguiu Flávia.

A porcentagem de estrangeiros selecionados ficará restrita a 5% do total. "Os Jogos são do Brasil", disse ela. São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, sedes do torneio de futebol, terão voluntários próprios.

A Prefeitura do Rio terá um programa de voluntariado, com foco nas atrações turísticas e operações da cidade a ser lançado em 2015.


Endereço da página: