Folha de S. Paulo


Robinho, 30, forma dupla com Gabriel, 18, pela 1ª vez

Ex-Menino da Vila, Robinho faz hoje pela primeira vez parceria no ataque com o garoto que é apontado como a maior promessa do Santos pós-Neymar.

Robinho, 30, vai atuar ao lado de Gabriel, 18 contra o Grêmio, nesta quinta (28), às 20h, em Porto Alegre –é a partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Revelado pelo clube em 2002, Robinho voltou à Vila Belmiro no início deste mês. Gabriel estava disputando torneio com a seleção brasileira sub-20. Quando retornou, o veterano companheiro estava lesionado.

Recuperado de estiramento na coxa direita, Robinho treinou normalmente nesta quarta (27) e garantiu sua volta ao ataque santista.

Leandro Damião, contratado em janeiro por R$ 40 milhões, vai ficar no banco.

"Apesar de enfrentar um time grande, o Santos precisa atuar no ataque. Mas precisamos lembrar que vamos decidir na Vila", disse Robinho, citando que o segundo jogo será no litoral paulista.

Desde que despontou para o futebol, há 12 anos, Robinho fez duplas de ataque marcantes no clube.

Com Alberto, quebrou o jejum de 17 anos sem título e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2002. Em 2004, faturou de novo o torneio ao lado de Deivid.

Antes disso, em 2003, levou o Santos à final da Libertadores, o que não acontecia há quatro décadas. Seu colega de ataque era Ricardo Oliveira. O time perdeu a decisão para o Boca Juniors (ARG)

Em 2010, quando foi emprestado pelo Manchester City (ING) ao Santos por seis meses, ganhou a Copa do Brasil e Paulista jogando com Neymar.

Ivan Storti/Divulgação/Santos FC
Robinho durante treino do Santos
Robinho durante treino do Santos

DE NOVO

O Grêmio é velho conhecido de Robinho e Gabriel.

Há quatro anos, no único título que tem na Copa do Brasil, o Santos de Robinho eliminou o Grêmio nas semifinais. Em 2013, com Gabriel, os "paulistas caíram ao serem derrotados por 2 a 0 em Porto Alegre.

"Atuando no Sul, eles vão imprimir o ritmo. Eles sabem da dificuldade que vão encontrar na Vila e vão tentar fazer o resultado no primeiro jogo", completou Robinho.

ROBINHO E MAIS UM ATAQUES SANTISTAS

Robinho-Alberto
Em 2002,Robinho era um garoto de 17 anos. Alberto era atacante com passagens por times do interior. Juntos, eles ajudaram o Santos a ser campeão brasileiro.

Robinho-Ricardo Oliveira
Em 2003, já considerado um dos principais jogadores do país, Robinho atuou ao lado de Ricardo Oliveira na Libertadores. Com eles, o Santos chegou à final

Robinho-Deivid
O Santos fez 103 gols. Robinho e Deivid foram responsáveis por 42 deles e o Santos foi campeão brasileiro de 2004.

Robinho-Neymar
Emprestado pelo Manchester City, em 2010, Robinho entrou no time que era sensação do futebol brasileiro e foi campeão paulista e da Copa do Brasil com Neymar.


Endereço da página:

Links no texto: