Folha de S. Paulo


'Carro-chefe' da Rio-16, judô brasileiro fica sem medalha no 1º dia do Mundial

Principal aposta de medalha do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para a Olimpíada do Rio de Janeiro, o judô brasileiro decepcionou no primeiro dia de disputas do Campeonato Mundial da modalidade, em Cheliabinski, na Rússia.

Os três brasileiros que entraram no tatame ficaram longe de medalhas. A campeã olímpica Sarah Menezes e o medalhista de bronze em Londres Felipe Kitadai foram surpreendidos logo na primeira luta. Já o estreante Eric Takabatake venceu dois combates e caiu nas oitavas de final.

Na categoria ligeiro (até 48 kg ) Sarah Menezes, 24, perdeu para a francesa Amandine Buchard, 19. Ela sofreu um yuko logo no início da luta e não conseguiu reverter.

"Depois da pontuação dela, eu fui pra cima, busquei a luta mas nessas situações o tempo passa muito rápido. Não consegui meu objetivo que era ser campeã mundial pela primeira vez mas vou continuar treinando com o foco em 2016".

Maxim Shipenkov/Efe
A brasileira Sarah Menezes durante luta contra a francesa Amandine Buchard (azul)
A brasileira Sarah Menezes durante luta contra a francesa Amandine Buchard (azul)

Nas últimas três edições do Mundial, em Tóquio-2010, Paris-2011 e Rio-2013, Sarah teve de se contentar com a medalha de bronze. A atleta é a segunda colocada no ranking mundial de sua categoria.

Na categoria 60 kg, Felipe Kitadai perdeu para o uzbeque Diyorbek Urozboev por ippon.

"Minha frustração é grande porque me preparei muito. Acho que nunca treinei tanto. Não consegui parar para identificar o erro ainda, mas acredito que foi mais mérito do adversário do que erro meu", disse Kitadai.

Já Eric Takabatake, 23, estreou com vitória sobre o suíço Ludovic Chammartin por ippon e, na sequência, ganhou do ucraniano Hervorh Hevorhyan, que foi desclassificado com quatro punições. No entanto, o atleta parou nas oitavas de final diante do russo Beslan Mudranov. Ele sofreu um ippon com aproximadamente um minuto de combate.

Nesta terça-feira (26), outros dois brasileiros entrarão no tatame: Érika Miranda e Charles Chibana.

Maxim Shipenkov/Efe
Eric Takabatake em sua primeira luta contra o suíço Ludovic Chammartin (azul)
Eric Takabatake em sua primeira luta contra o suíço Ludovic Chammartin (azul)

Endereço da página:

Links no texto: