Folha de S. Paulo


Goiás perde pênalti, Cruzeiro vence e garante título do primeiro turno

A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro deixou o Cruzeiro sete pontos à frente do vice-líder, que com os resultados do final de semana passou a ser o São Paulo. A equipe mineira fez a sua parte ao derrotar o Goiás neste domingo (24) por 1 a 0 no Serra Dourada e chegou a 39 pontos, sete a mais do que o clube paulista.

Com a vitória, o atual campeão brasileiro garantiu o título simbólico do primeiro turno. A duas rodadas do final da primeira metade do campeonato, o vice-líder São Paulo pode chegar no máximo a um ponto dos mineiros, em caso de duas vitórias paulistas e dois revezes cruzeirenses.

A vantagem, porém, correu sério risco de ser diminuída. No último lance da partida, Esquerdinha foi derrubado na grande área por Dedé e o árbitro Francisco Carlos do Nascimento marcou pênalti. David foi para a bola, mas pegou mal e chutou para fora.

Veja vídeo

O time comandado por Marcelo Oliveira não perde no Brasileiro desde a oitava rodada, quando foi superado pelo Corinthians, em São Paulo. A vitória contra o Goiás foi a terceira consecutiva do Cruzeiro, que não contou com Mayke, Henrique e Ricardo Goulart, com problemas musculares.

Tinga foi outro desfalque importante para o Cruzeiro. O volante fraturou a tíbia e fíbula da perna direita em um treinamento na última sexta-feira (22), passou por cirurgia e só volta aos gramados em 2015. Marcelo Moreno dedicou seu gol ao colega de 36 anos.

O Cruzeiro marcou aos 24 minutos do primeiro tempo com um rápido contra-ataque. Éverton Ribeiro fez um belo lançamento do meio de campo e deixou Marcelo Moreno na cara do gol. O atacante chutou cruzado, sem chance para o goleiro Renan. No último minuto, houve a chance do empate, no pênalti desperdiçado por David.

O time mineiro volta a campo nesta quarta-feira (27) para disputar as oitavas de final da Copa do Brasil. A partida de ida contra o Santa Rita (AL) será no Mineirão. No sábado (30), o líder do Brasileirão jogará em casa diante da Chapecoense.

Com cinco derrotas consecutivas no Brasileiro, o Goiás caiu duas posições e agora ocupa a 13ª colocação. A equipe tentará interromper a série negativa contra o Atlético-PR no próximo domingo (31), mas antes enfrenta o Fluminense pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira (28).

Reprodução
Clique na imagem para ver as estatísticas exclusivas do Datafolha de Goiás x Cruzeiro
Clique na imagem para ver as estatísticas exclusivas do Datafolha de Goiás x Cruzeiro

Endereço da página:

Links no texto: