Folha de S. Paulo


Kaká em campo melhora atuação de Alexandre Pato no São Paulo

Em ascensão no Brasileiro, o São Paulo busca neste domingo (24), diante do Santos, às 16h, no Morumbi, a quarta vitória consecutiva no torneio e para isso contará com o principal responsável pelo bom momento da equipe.

Kaká disputa seu quinto jogo –meia participou de três vitórias e uma derrota, justamente na estreia contra o Goiás, pelo placar de 2 a 1.

Individualmente, a contribuição de Kaká não é tão visível. Fez apenas um gol e não tem assistência.

Mas o São Paulo teve atuações coletivas melhores com o meia-atacante em campo.

Kaká é definido por Muricy Ramalho como um "líder positivo". O técnico ressaltou que, além da melhora técnica do time, houve também uma melhora no ambiente.

"Além de ter sido o melhor do mundo [2007], ser um grande jogador, com títulos, ele tem caráter. No dia a dia, ele ajuda muito os atletas. É um líder positivo", disse o técnico antes do clássico.

Um dos maiores beneficiados com a presença de Kaká tem sido Pato. O atacante teve uma evolução, melhorou seus números pelo São Paulo e passou a ser decisivo.

O time fez nove jogos após a Copa do Mundo. Sem Kaká, Pato jogou cinco vezes, fez um gol e foi pouco criativo: menos dribles, finalizações e pouco acionado.

Eduardo Knapp/Folhapress
Pato (esq.) e Kaká comemoram gol do São Paulo no triunfo sobre o Vitória
Pato (esq.) e Kaká comemoram gol do São Paulo no triunfo sobre o Vitória

Segundo o Datafolha, Pato driblou, em média, duas vezes por jogo. Teve ainda duas finalizações, em média, por jogo; e recebeu 15 bolas, em média, por partida.

Já nos quatro jogos que teve Kaká ao lado, Pato fez três gols e foi mais produtivo.

Driblou mais vezes (2,8, em média, por partida); finalizou 2,6 em média, por partida; e foi mais procurado em campo, com 22 bolas recebidas, em média, por partida.

A parceria entre os dois se estende até fora de campo. Pato e Kaká são amigos. É comum ver durante os treinos do time os dois conversando. Costumam até sair juntos.

A amizade surgiu nos tempos de Milan, foi fortalecida na seleção brasileira e tem sido mantida no São Paulo.

"Quando você tem um parceiro, uma amizade para jantar, sair, um amigo que dá uma palavra legal, mostra que você pode fazer a mais, faz diferença. Um Kaká falando é diferente. Tem crédito", disse Muricy, ao falar da amizade da suas duas estrelas.


Endereço da página:

Links no texto: