Folha de S. Paulo


Apenas Grêmio passou centenário na lanterna

A seis dias do centenário, o Palmeiras assustou seus torcedores ao cair para a lanterna do Campeonato Brasileiro, com 14 pontos em 16 jogos. A queda ocorreu por conta da derrota para o Sport por 2 a 1, na Arena Pernambuco, na noite de quarta-feira (20).

O clube comemora seu centésimo aniversário na próxima terça-feira (26). Até lá terá apenas uma rodada para tentar fugir dessa incômoda colocação. O time enfrenta o Coritiba, 17º colocado, no sábado (23), no Pacaembu. Além de vencer, precisa contar com outros resultados favoráveis.

Passar o centenário na zona de rebaixamento no dia de comemoração do centenário, no entanto, não será inédito. Coritiba e Grêmio já vivenciaram essa amarga situação.

Anderson Stevens/Eleven/Folhapress
O goleiro Fábio em jogo contra o Sport, que pôs o Palmeiras na lanterna
O goleiro Fábio em jogo contra o Sport, que pôs o Palmeiras na lanterna

Para a equipe gaúcha foi ainda pior. Em crise, o time estava na zona de rebaixamento, em 15 de setembro de 2003, quando fez 100 anos. Tinha 25 pontos em 30 jogos. Mas o Grêmio conseguiu evitar a queda, ao bater na última rodada o Corinthians por 3 a 0, em Porto Alegre.

O Coritiba não teve a mesma sorte que os gremistas. Quando completou 100 anos, em 12 de outubro de 2009, estava na zona de rebaixamento do Nacional –em 15º, a duas posições da lanterna). Lutou até o fim, mas acabou rebaixado à Série B de 2010.

No Brasil, poucos clubes podem se orgulhar de ter festejado títulos no ano do centenário (veja abaixo).

As melhores campanhas até hoje foram do Vasco, campeão da Copa Libertadores e do Estadual do Rio em 1998; do Internacional, campeão do Gaúcho e da Copa Suruga em 2009; e do Santos, campeão do Paulista e da Recopa Sul-Americana em 2012.

A SITUAÇÃO DOS PRINCIPAIS CLUBES DO BRASIL NO DIA DE SEU CENTENÁRIO:

Flamengo - Em 17 de novembro de 1995, fazia campanha modesta no Brasileiro, com a oitava colocação no Grupo A –10 pontos em sete jogos. entre 24 participantes, teve a 21ª campanha. Caiu na semifinal da Copa do Brasil, foi vice-campeão do Estadual e da Supercopa da Libertadores.

Vasco - Em 21 de agosto de 1998, estava na 11ª colocação no Brasileiro, com sete pontos em quatro jogos. A posição era suficiente para o time disputar a fase final (oito se classificavam). Mas terminou em décimo. Foi campeão Estadual e da Libertadores, e vice do Mundial e da Copa Interamericana. Ainda na semi da Copa do Brasil, na fase de grupos da Copa Mercosul e do Torneio Rio-São Paulo.

Fluminense - Em 21 de julho de 2002, disputava a Copa dos Campeões e perdeu no dia do centenário para o Palmeiras por 1 a 0, nas quartas de final. Foi eliminado. No Brasileiro, que começaria em agosto, foi eliminado na semifinal pelo Santos. Antes, foi campeão Estadual, quinto colocado no Rio-São Paulo e ficou nas quartas da Copa do Brasil.

Grêmio - Em 15 de setembro de 2003, estava na lanterna no Brasileiro, com 25 pontos em 30 jogos. Mas escapou da queda na última rodada ao bater o Corinthians por 3 a 0 e finalizou o torneio em 20º –eram 24 participantes e caiam os dois últimos. Fracassou na Libertadores (quartas), na Copa Sul-Americana (primeira fase) e no Estadual (sexto colocado).

Botafogo - Em 12 de agosto de 2004, estava na zona de rebaixamento, em 22º, com 22 pontos em 23 jogos –a apenas dois da lanterna. Terminou o torneio em 20º, uma posição acima do rebaixamento. Fracassou também Copa do Brasil (segunda fase) e no Estadual (quinta melhor campanha).

Atlético-MG - Em 25 de março de 2008, estava na terceira colocação no Mineiro, com 16 pontos em nove jogos. Manteve essa posição e avançou à fase final. Disputou o título com o Cruzeiro, mas perdeu de 5 a 0 e 1 a 0. Fracassou no Brasileiro (12º), na Copa do Brasil (quartas) e na Copa Sul-Americana (segunda fase).

Internacional - Em 4 de abril de 2009, estava na liderança de seu grupo no segundo turno no Gaúcho, com 19 pontos em sete jogos, e prestes a disputar as quartas de final. Foi campeão dos dois turnos do Estadual. Faturou ainda a Copa Suruga. Foi vice do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. Parou nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Coritiba - Em 12 de outubro de 2009, estava na 15ª colocação no Brasileiro, com 34 pontos em 29 jogos. Cinco pontos mantinham a equipe distante da zona do rebaixamento, mas no final do torneio o clube caiu. Já havia fracassado no Estadual (vice) e na Copa do Brasil (semifinal).

Corinthians - Em 1º de setembro de 2010, estava na segunda colocação no Brasileiro, com 34 pontos em 17 jogos –quatro a menos que o Fluminense e com um jogo a menos. Mas a equipe alvinegra passou o centenário em branco. Fracassou no Nacional, na Copa Libertadores e no Paulista.

Santos - Em 14 de abril de 2012, ocupava a terceira colocação no Paulista, com 36 pontos e a uma rodada da fase final. O time da Vila Belmiro manteve essa colocação e se sagrou campeão do Estadual. O título foi acompanhado da Recopa Sul-Americana. Não passou em branco a data.


Endereço da página:

Links no texto: